Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 02 De Abril De 2019

02/04/2019 às 09h23


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp


Caiado protela nomeações ao máximo para economizar gastos

Conforme uma nota que eu publiquei ainda em dezembro, portanto antes da posse do atual governador, eu reafirmo agora: o governador Ronaldo Caiado vai reduzir os cargos de confiança no seu governo não apenas em 20% em relação ao que era no governo passado, mas a um percentual bem superior. O objetivo é a obtenção de uma maior a economia de gastos, para reduzir os custos com a folha e a manutenção da máquina, em geral. Se fosse possível, aí sim, Caiado faria a inversão e nomearia apenas 20%. Quem tiver dúvidas, dê uma passada pelos corredores do Palácio Pedro Ludovico, circule andar por andar e constate você mesmo a sensação  de deserto em que se transformou aquele prédio, que sempre foi alegre e ruidoso em governos passados, com pessoas em muitos lugares disputando uma cadeira para sentar, sons que às vezes nos faziam lembrar as alvoradas de periquitos nos arrozais, em época de colheitas. Coordenadores de campanha do interior que deram o sangue na campanha, gente do próprio partido do governador, de aliados próximos, até agora nada de nomeações e só Deus sabe quando isso ocorrerá. Muito provavelmente só depois que completar o primeiro ano, prazo mínimo necessário para colocar as contas em dia. Sem ter onde arrumar dinheiro na monta que ele necessita para investir nos programas assumidos na campanha, Caiado está cortando despesas na unha, para economizar. E pelo ritmo dos acontecimentos, com a enorme quantidade contratos que estão sendo renegociados, não resta a menor dúvida de que a redução de gastos será ao final do ano será grande.

Lúcia dá adeus ao PSB

Derrotada nas urnas na tentativa de se reeleger para o mais um mandato no Senado, o 3º, consecutivo, e pressionada o cargo de presidente do Diretório Estadual do PSB para o deputado Elias Vaz, a ex-senadora Lúcia Vânia comunicou aos diversos segmentos do Partido Socialista em Goiás, que ainda faltam dois anos para terminar o mandato o seu mandato no diretório. Mas que para não judicializar a questão, prefere abrir mão. Ela se filiará em breve ao Cidadania, antigo PPS, partido no qual também deverá se filiar o deputado Lissauer Vieira.

Delações

Segundo informações de bastidores colhidas no fim de semana em Goiânia, tem gente tida como “muito boa” na sociedade goiana, perdendo o sono e o apetite de uns dias para cá, tamanha a preocupação com os rumos de algumas investigações que se acreditava pudesse não dar em nada. O aumento das complicações, segundo se comentava em uma roda de pessoas bem informadas sobre o tema, decorre do fato de algumas personagens estarem dispostas a partirem para delações premiadas.

Turvar

O verbo mais ouvido nos corredores da Saneago nessa segunda-feira e na boca de funcionários da Saneago, nessa segunda-feira, era “turvou”. Por que será hein, alguém sabe explicar a razão do uso da palavrinha por funcionários e na “rádio peão” da Saneago?

Salatiel e polêmica

Diante da polêmica surgida em torno das “falhas” reclamadas nos serviços da Enel, na distribuição de energia elétrica em Goiás, eu gostaria de saber a avaliação do engenheiro eletricista Salatiel Soares Correia, sobre o assunto. Além de engenheiro, Salatiel Correia é mestre em administração na área de energia e membro da Sociedade Brasileira de Energia; autor de vários livros vendidos nas melhores livrarias do País, sobre energia no Centro-Oeste, com destaque sobre a história da Celg e a privatização da companhia, e ainda escreve artigos há vários anos, para o Jornal Diário da Manhã.

Empréstimos

Uma pergunta que se faz hoje nos meios oficiais e empresariais e políticos em geral é qual o montante almejado pelo governador Ronaldo Caiado, entre receitas próprias e empréstimos, para investir no Estado nesse seu mandato. Com base nos compromissos de campanha de Caiado e levando em conta a lerdeza da arrecadação atualmente, o valor estimado a ser buscado via novos empréstimos ou parcerias com o governo federal, é de R$ 3,5 bis. Vai depender da capacidade de articulação do governo Caiado em buscar autorização para do governo para a obtenção dos novos empréstimos. Mãos à obra.

Maiores investimentos

Dos compromissos feitos por Caiado durante a campanha, os que devem apresentar custos mais elevados, para funcionar com eficiência, são as 17 hospitais clínicas espalhados nas diferentes regiões do Estado. Também vai requerer grandes somas de recursos é o setor de segurança pública, que conforme experiências observadas em outros Estados, não custam barato.  

Rodovias e outros

Mas o governo tem que investir na recuperação das rodovias, consertos de escolas, pontos, obras diversas solicitadas em diversas regiões do Estado, inclusive em Goiânia. Sem contar que a área da Educação também exigirá investimentos para melhorar a qualidade do nível de ensino no Estado.

Candidato a presidente

Não custa lembrar que o governador Ronaldo Caiado já anunciou que o seu projeto para 2022 é a Presidência da República. Com ou sem a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o democrata deve ser lançado candidato à sucessão presidencial. E para isso, a primeira coisa que ele vai precisar é poder mostrar suas grandes realizações em Goiás, como governador. Daí, a sua gestão como governador será como um cartão de visita a ser exibido como referência, para todo o Brasil.