Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 01 de Outubro De 2019

01/10/2019 às 10h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Previdência estadual Proposta de Caiado será aprovada sem dificuldades, prevê deputado

Independentemente do modelo de projeto de reforma da Previdência Estadual a vir a ser proposto, se apenas com a ratificação da Assembleia Legislativa à da Previdência Nacional, ou com modelo próprio diferenciado, o governador Ronaldo Caiado não terá dificuldades em aprová-lo na Casa, por falta de apoio. Esse é o entendimento do deputado Sebastião Caroço (ainda no PSDB), ao analisar o novo momento da relação política entre o Legislativo e o democrata. “Além do mais, aprovar o projeto de reforma da Previdência no Estado é tão importante para Goiás, quanto o da Previdência em nível nacional, para o País. Por isso, eu não tenho dúvidas de que haverá o reconhecimento da maioria dos deputados, da importância da sua aprovação”, afirma o deputado Tião Caroço, que já anunciou há poucos dias sua integração à base apoio do governo Caiado.

Único representante da cidade de Formosa com mandato eletivo, da base do governo atualmente, o que lhe garantiu a representatividade do município, recém-acordada com o governador Ronaldo Caiado há uma semana, o deputado Sebastião Caroço avalia que a proposta de reforma da Previdência estadual que o governador enviará para a Assembleia não encontrará resistência por parte dos deputados para ser aprovada, por acreditar já haver uma consciência por parte dos parlamentares, no sentido de que ela deve ser aprovada. A reforma da Previdência estadual será, segundo Sebastião Caroço, ao lado das demais ações administrativas que estão sendo adotadas pelo governo, a saída para o equacionamento definitivo da crise fiscal vivida pelo Estado, no médio prazo.  

À espera da janela

Embora continue filiado ainda no PSDB até o surgimento de uma “janela” que lhe permita mudar de partido, sem incorrer em desobediência à Legislação, o deputado Sebastião Caroço sempre pertenceu à corrente política mais identificada com a do governador Ronaldo Caiado, a antiga UDN. Caroço sempre foi filiado no antigo PPR, hoje PP, partido do qual já foi presidente do Diretório estadual. Ele só se filiou no PSDB para a eleição de 2018, mas ao que todas as evidências indicam atualmente, não deverá permanecer por muito tempo no ninho do tucano. Embora ele não tenha se definido quanto ao partido ao qual se filiará quando deixar o PSDB, não se deve descartar a possibilidade de um retorno  dele ao PP, hoje sob o comando do ex-deputado Alexandre Baldy.  Tudo dependerá de futuras conversas nesse sentido.

 Casa arrumada

Indagado sobre a as perspectivas do governo de Ronaldo Caiado para os próximos anos, com o seu olhar, o deputado Sebastião Caroço traça um quadro positivo em relação já a partir do início de 2020, quando prevê que o governo já começar o ano de 2020 com a casa arrumada. “Já não mais existe a famigerada folha de dezembro para ser paga, a situação fiscal já em via de normalidade, com as contas em dia e já começando a entrar dinheiro, proveniente da redução dos gastos com a Previdência, com o funcionalismo em geral, sem contar os recursos já repassados dos depósitos judiciais, que somados a outros, começam a dar uma boa folga de caixa, permitindo ao governo a realizar as obras e projetos prometidos na campanha. Eu não tenho dúvida de que o governador Ronaldo Caiado fará um bom governo”, sustenta.  

Representação

Na condição de único detentor de mandato no Legislativo de Formosa na base do governo estadual atualmente, o deputado Sebastião Caroço acaba de assumir a representação do município junto ao Governo, inclusive com direito a fazer as nomeações para os cargos do Estado no município. A transferência do comando político para o deputado Sebastião Caroço, segundo o deputado, foi acertada durante conversa de quase duas horas com o governador Ronaldo Caiado, na semana passada.  

Críticas por elogios

Com as contas da prefeitura em dia e muito dinheiro para investir, dessa vez o prefeito Iris Rezende não foi sequer questionado durante sua prestação de contas, ontem na Câmara Municipal. As críticas de ocorridas durante suas idas anteriores àquela Casa, agora foram substituídas por elogios de alguns vereadores. Houve até quem se desculpasse pelas velhas críticas à secretária de Saúde do Município, Fátima Mure. Como se viu, as coisas estão mudando muito rapidamente para o lado do Paço Municipal ultimamente.

 Roler no TCM

Para a segunda vaga de conselheiro que surgir no TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, deverá ser indicado o nome do atual secretário de Governo, Ernesto Roler. Para a primeira vaga, deverá ser nomeado o deputado Cláudio Meireles (PSC), em indicação a ser feita pela Assembleia Legislativa. Essa primeira vaga surgirá com a provável aposentadoria do conselheiro Nilo Resende.

Divino Lemes e Caiado, relação promissora

Convidado há poucos dias pelo prefeito Divino Lemes (PSD) a participa da inauguração do Residencial Santa Edwiges, para a entrega de 432 apartamentos construídos pela prefeitura, o governador Ronaldo Caiado não apenas prestigiou o acontecimento, como demonstrou grande satisfação pela deferência do convite. Pelo semblante do convidado e do anfitrião na foto, ao lado da primeira-dama, Laudeni Lemes, é possível notar a sensação de felicidade estampado no rosto de cada um deles. E o encerramento da conversa entre eles ocorreu em grande estilo e até digamos assim, com um pouco mais de brilho nos olhos para os padrões locais, para que se possa garantir que não haverá aproximação política entre eles, num futuro próximo.

Olhares tucanos

Quando em tom de descontração, Divino Lemes dirigiu um apelo ao governador para que só não venha lhe pedir para apoiar o senador Vanderlan Cardoso (PP), em 2022, seu arquirrival no município. O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, reagiu com sorriso do tipo orelha a orelha, seguido de um abraço e um sonoro “estamos juntos, Divino”. Foi, enfim uma cena intrigante aos olhares tucanos que a tudo observavam no local na ocasião, mas que ainda devem estar se perguntando um ao outro até hoje: “Você viu o que eu vi? Vi e não duvido”.    

 Universo surpreende

Alunos do curso de Fisioterapia da Universo, que já se encontram em fase de estágio, foram surpreendidos nessa segunda-feira, dia 30/09, com a notícia da possibilidade de dispensa dos professores responsáveis por essa aulas, em atendimento à política de contenção de gastos da instituição. Ainda segundo informação ouvida pelos alunos, os professores do estágio deverão substituídos por profissionais recém-formados, a serem contratados com salários bem baixinhos.  

Apoio

Em Rio Verde, crescem as conversas políticas sobre a possibilidade do apoio do deputado Lissauer Vieira (PSB) à candidatura à reeleição do prefeito Paulo do Vale (sem partido).

 Sem concorrência

Em Quirinópolis, o prefeito Gilmar Alves (MDB) dificilmente terá concorrência que represente algum risco.