Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 30 de novembro de 2018

30/11/2018 às 09h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

ACORDO COLOCA EM RISCO A UNIDADE NA ASSEMBLEIA 

Um acordo entre o deputado Álvaro Guimarães (DEM), pelo qual ele receberá o apoio de deputados da base do governo Marconi/José Eliton (PSDB), à presidência da Assembleia, vem causando mal-estar na base do governador eleito, Ronaldo Caiado na Casa e comemorações nos ambientes palacianos. Pelo acordo, com base no que conseguimos apurar, os parlamentares eleitos pelos partidos da base do governo atual deverão votar em Álvaro para presidente da Casa. Por esse apoio, o deputado Álvaro nomeará dois dos atuais deputados que não foram reeleitos, para cargos de diretor na Casa: Chiquinho de Oliveira e Eliane Pinheiro (ambos do PSDB). De acordo com informações obtidas sob junto a outras fontes na Assembleia, na hipótese de o deputado Álvaro vir a ser eleito próximo presidente da Casa, com o apoio dos parlamentares dos partidos do atual governo, ainda deverá haver um empenho do deputado de Itumbiara, no sentido de abrigar os dois assessores do governador José Eliton, Charlle Antônio, atual presidente da ABC e Rogério Félix, chefe de gabinete.

 

AMEAÇAS DE ROMPIMENTO

Mas como toda situação costuma ter um, mas..., essa não poderia ser exceção. Contrariados com a notícia do acordo, um grupo de deputados da base de Caiado convidou o governador eleito para uma reunião no gabinete do deputado Major Araújo (DEM), durante essa última vista do democrata ao Legislativo. Na oportunidade, expuseram as insatisfações com o acordo costurado por Álvaro com a base do “tempo novo”, e chegaram a admitir em alto e bom tom, que podem alternativa ao nome de Álvaro. O mal-estar continua, mas acredita-se que nada que uma boa conversa entre Álvaro, Caiado e os deputados, na próxima semana, não se resolva.

  

O MELHOR CAMINHO

Talvez o melhor remédio para o deputado Álvaro Guimarães nesse momento, para tentar salvar sua candidatura, seja passar “sebo nas canelas”, como gostava de dizer a professora, dona Eunice, para os seus alunos no Grupo Escolar José do Couto, em Nova América, no final da década de 60, exprimir agilidade, sem perda de tempo, correr atrás antes que seja tarde, para tentar apagar o “fogo” criado e serenar os ânimos.  

 

VISH, VISH...

Está vindo aí uma notícia bombástica do meio político judicial, que vai chacoalhar Goiás pela sua natureza e particularidades. Não vou dar dica nenhuma sobre o assunto, só sei dizer que é uma bomba, que pode estourar ainda nesse ano. Haja emoções!

 

CHÁ DE CAMOMILA

Tem muita gente entre os apoiadores na campanha de Caiado precisando tomar chá de camomila, para controlar a ansiedade entre apoiadores da campanha de Caiado. Na verdade não são muitos, até porque o democrata ganhou a eleição foi graças ao apoio da população do que de partidos.

 

A CULTURA CRIADA

Criou-se uma cultura em Goiás, com o passar do tempo, de o governador eleito abrir conversações sobre montagem da equipe, poucos dias após a eleição. No caso de Ronaldo Caiado, como já se passaram 53 dias da eleição que lhe deu a vitória no 1º turno, é natural que alguns fiquem mais ansiosos, com receio de não terem suas expectativas em termos de espaço no governo, correspondidos.

 

FOGO NOS OLHOS

E por falar em ansiedade, informação de bastidores na Assembleia ontem à tarde dá conta de que deputado Cláudio Meirelles (PTC) anda soltando “fogo nos olhos”, tamanha seu descontentamento com alguma pendência sobre o assunto, que estaria antevendo alguma dificuldade para solucionar. O perigo, nesse caso, é o de a pessoa de quem possa estar com raiva ser daquelas que soltam fogo não apenas pelos olhos, mas também pelos ouvidos, nariz e boca. Aí o caldo engrossa.