Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 30 de dezembro de 2018

11/12/2018 às 08h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

LAERTE, UM GUERREIRO

Ao sentar pra fechar a coluna, bateu a notícia pra lá de triste. Foi embora Laerte Jr, nome que ficou marcado na história da Rádio Difusora e que teve atuação marcante também na Rádio Terra FM. Mais do que isso, Laerte foi um lutador em batalhas que acreditasse que julgasse justas. Cara meio amarrada, que logo se abria em sorriso em qualquer início de conversa. Profissional competente e criativo. Mais que contemporâneo, da mesma idade minha. Gostava do futebol, da política, da cidade e da vida. Daquelas figuras marcantes da comunicação, que deixam saudade e fazem falta.

 

VAI LONGE

Lembrando do Laerte, a novela IPTU vai longe. De novo. A história da cartinha é difícil de ser explicada. De repente, os gênios da Sefin descobriram suspeita de erros no cadastr de TODOS os imóveis edificados de Goiânia. Aí, já dizem que o contribuinte tem que atualizar o cadastro, o que é verdade. E que eles, da Sefin, tem que cobrar que isso seja feito. O que não é verdade. Uma vez que, em tese, essa exigência vem desde 2015 e pouco foi feito até agora, fora aquela trapalhada do puxadinho. Prefeito retirou projeto que tratava do IPTU do ano que vem, depois que os vereadores aprovaram emenda pra proibir cobrança de planta de valores cheio após a atualização cadastral. A alegação é que não daria tempo para aplicar para o ano que vem. O que não é verdade. Se fosse, o projeto teria sido retirado antes da emenda.

 

VEM MAIS

Sefin admite ação fiscal logo após o prazo final estipulado para o recadastramento, que é dia 20. Diz já ter dados sobre mudanças de alguns imóveis. E que, se os proprietários forem pegos, vão ter que pagar ainda multa e juros,

 

OPOSIÇÃO ENFRAQUECE

Com a saída de Elias Vaz (PSB), Jorge Kajuru (PRP), Alysson Lima (PRB), Delegado Eduardo do Prado (PV) e Vinicius Cirqueira (Pros), eleitos em outubro, o Paço deve ter uma trégua no plenário da Câmara. Para 2018, pouca chance de conseguir avançar em temas polêmicos. Orçamento começa a ser votado nesta semana.

 

NINGUÉM VIU                                                               

Difícil encontrar seguidores e defensores da candidatura de Humberto Teófilo à presidência da Alego. Álvaro Guimarães (DEM) reina absoluto.

 

AGORA VAI

Ronaldo Caiado (DEM) deve anunciar seus principais auxiliares nesta semana. Depois de acertar as contas com empresários sobre os incentivos fiscais, o governador eleito acompanhou a diplomação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e se volta para Goiás.

 

NÃO ACREDITAR

No dia em que estourou o escândalo do motorista do filho, Bolsonaro passou mal e dormiu, sem que fosse acordado para cumprir agenda. Uma baita coincidência. Ou não. Lição básica em todo início de escândalo é que boato, se não for combatido, vira fato. E, se for fato, estourar é questão de tempo. O rapaz, com salário de mais de R$ 20 mil, estava endividado em operações que envolvem depósitos de colegas na conta e pagamento de despesas da futura primeira-dama. Tem que explicar isso aí, sim.

 

CORREÇÃO

Bolsonaro não nomeou ninguém. Apenas anunciou os nomes dos seus 22 ministros e já colocou o pessoal para trabalhar na equipe de transição. Bolsonaro só nomeia depois que tiver a caneta na mão, o que vai acontecer em 1º de janeiro. A nomeação dos ministros tradicionalmente é o primeiro ato do presidente empossado. Logo após a festa. Ou durante.

 

POR QUE?

Por que o presidente Bolsonaro não se aconselhou com Sérgio Moro para acudir o filho?

 

ESTRANHO

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem-se mantido calado sobre denúncias contra colegas e a família Bolsonaro. Chegou a dizer que Onyx Lorenzoni já se desculpou pelo caixa 2, que será investigado pelo STF.

 

INÉDITO

Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) vai chegar chegando no Senado. Em rota de colisão com o cacique Renan Calheiros.

 

TEMPO DE CUIDAR

Em contato com a coluna, o oftalmologista Humberto Borges lembra que este é um tempo bom para curtir a ansiedade com presentes de Natal, para material escolar e início de um novo ano letivo. Mas tempo bom também para revisar a saúde dos olhos, importante componente para o sucesso nos estudos para nossas crianças e adolescentes, especialmente em tempo de uso maciço de tablets e celulares.

 

EM GRANDE ESTILO

Principal projeto musical da cidade, o Flamboyant In Concert abre a temporada 2019 em março. Com o setentão Caetano Veloso, um dos artistas mais completos da nossa música. Show especial, em voz e violão, com grandes sucessos e versões de músicas consagradas. Dia 26 de março.

FRASE DO DIA
“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”(Mário Quintana)