Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 27 de setembro de 2018

27/09/2018 às 09h13


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

ELEITORES DE BOLSONARO TENTAM, A TODO CUSTO EVITAR 2º TURNO

A polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) na campanha presidencial está provocando o maior envolvimento por parte da população já visto nesses últimos 36 anos, pelo menos em Goiás. De um lado, o medo de eleitores do capitão de que o PT de Lula ganhe a eleição, se a eleição for para o segundo turno. De outro, ir para o segundo turno com o capitão parece ser o sonho de consumo dos petistas. Por onde quer que se vá o cidadão é abordado por algum “cabo eleitoral” espontâneo de um dos dois lados, mas principalmente do capitão, para tentar te convencer. “Não, mas eu já tenho candidato e não é nem o Bolsonário e nem o Haddad”, reajo ante o assédio seja no supermercado, na padaria, na pizzaria ou fila de lotérica. Mas aí é que a coisa fica feia. “O senhor está doido?, vai ajudar a levar para o segundo turno e correr o risco da volta do...; São vendedores, pastores, motoristas, cambistas, garçons dentre muitos outros. E cada um procurando caprichar mais nos argumentos para tentar de convencer. Só na campanha das Diretás Já, em 1984, vi tanto envolvimento, com a diferença de que naquela época não era a favor ou contra esse ou aquele candidato, mas pela mudança na forma de se escolher o Presidente da República. A impressão que fica é que se a eleição for para o segundo turno, haverá o mais elevado grau de paixão nunca visto no País. 

 

PEDINDO VOTOS

Cotadíssimo como provável candidato à Prefeitura de Goiânia em 2020, adivinhem o nome do candidato a governador para o qual o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), vem pedindo votos em círculos mais íntimos? Ganha uma mensagem de “boas festas” da coluna no final do ano, quem souber. Respostas para o e-mail divinoolavio@gmail.com

 

VITÓRIA EM PALMEIRAS

Conforme previsão de um jornalista que acompanhou o percurso da carreata pró-Ronaldo Caiado em Palmeiras há poucos dias: “O Caiado vai ganhar a eleição em Palmeiras, com boa vantagem em relação ao segundo colocado.”

 

SILÊNCIO

Não houve ainda nenhuma manifestação tanto do atual governador, Zé Eliton, nem do ex-governador Marconi Perillo, sobre a crise eclodida no Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). No Hugo, faltam insumos e medicamentos para a realização de cirurgias, dentre outros atendimentos, além de estar com a higiene prejudicada. A questão é a falta de pagamento e gestora ameaça suspender o atendimento, caso não seja feito normalizado pagamento.

 

AMEAÇA DE FECHAMENTO

O HDT também poderá ser fechado na próxima semana, pela fiscalização do Ministério do Trabalho, se o problema com o depósito de lixo na unidade não for solucionado até lá. Tanto o Ministério Público quanto a fiscalização do MT afirmam que o hospital não dispõe das condições exigidas para o funcionamento.

 

ENFRAQUECE DISCURSO

Com forte cobertura na mídia nacional, com destaque para Rede Globo e Globo News, a crise no Hugo enfraquece o discurso de Marconi Perillo, defensor da gestão dos hospitais públicos para OS, modelo já implantado tanto no Hugo, quanto em outras unidades públicas de saúde.

 

REVISÃO DE CONTRATO

Situação pode levar até à rescisão do contrato entre as OS e o Estado, caso seja confirmada a eleição de Ronaldo Caiado ao governo, no próximo dia sete. Caiado já admitiu há poucos dias a possibilidade de rever esses contratos, onde o serviço oferecido à população não estiver a contento.

 

CAIADO E COMUNICADORES

Durante reunião com um grupo de profissionais de rádio de emissoras de interior e de sites e blogs, que têm atuado na cobertura da sua campanha, o candidato Ronaldo Caiado (DEM) destacou a importância da comunicação no seu governo, caso vença a eleição, realçando o papel da Comunicação no seu governo, caso seja eleito. Organizado pelo assessor Vincié Cláudio, o evento contou com as presenças de profissionais de 60 cidades, no auditório do Hotel Serras de Goyaz.

 

VILMAR NO INTERIOR

Candidato a 1º suplente de senador do tucano Marconi Perillo, Vilmar Rocha (PSD) contou que vem mantendo um ritmo de trabalho na campanha, como se fosse o próprio titular. Já foi em mais de uma centena de cidades, aonde vai sempre acompanhado de candidatos proporcionais de todos os partidos da base. Embora as pesquisas estejam mostrando um quadro um tanto nebuloso na corrida para o Senado, Vilmar Rocha (foto) disse acreditar na eleição do ex-governador. Durante essa campanha, conforme disse, só esteve duas vezes com Marconi, cumprindo agenda da campanha.

 

LEITURA PREFERIDA

A leitura preferida entre funcionários comissionados no Estado, a partir do dia oito de outubro, segunda-feira, será o Diário Oficial para ter a certeza de que não estará em suas páginas alguma “notícia indesejável” para esse final de ano.  

  

OUTRA PESQUISA DÁ CAIADO NO 1º TURNO

Pesquisa divulgada ontem à noite pela TV Record, do Instituto Real Time/Big Dat, aponta eleição do candidato Ronaldo Caiado (DEM) ao governo, no 1º turno, na modalidade estimulada. Segundo o levantamento, Caiado tem 43% das intenções de voto, seguido de Zé Eliton (PSDB) com 18% e Daniel Vilela (MDB), com 7%. A candidata do Kátia Maria (PT) aparece em quarta posição, com 3%. Outros nomes somaram 1%. Os que pretendem anular o voto ou votar em branco somam 14%, mesmo percentual que disseram que ainda estão indecisos. A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro e ouviu 1205 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

MARCONI APENAS UM PONTO À FRENTE DE KAJURU

Para a eleição dos dois senadores, o quadro se mostra embolado, com Marconi Perillo em 1º lugar, com diferença de um ponto à frente Jorge Kajuru (PRP). Segundo a pesquisa, Marconi tem 32% das intenções na estimulada e Kajuru, 31% seguido de Vanderlan Cardoso (MDB) é o 3º colocado, com 30%. A senadora Lúcia Vânia (PSB), que tenta se reeleger, aparece em quanta posição, com 24%. (Veja a lista completa dos números da pesquisa, no final da página).  

 

PESQUISA REAL TIME/BIG DAT / TV RECORD

Governador (estimulada)

Ronaldo Caiado.......................43%
Zé Eliton................................18%
Daniel Vilela.............................7%
Kátia Maria...............................3%
Outros.....................................1%
Nulos/brancos.........................14%
Indecisos................................14% 

Senado (estimulada)  

 Marconi Perillo...........32%
Jorge Kajuru.............31%
Vanderlan Cardoso....30%
Lúcia Vânia...............24%
Wilder Morais.............8%
Agenor Mariano..........4%
Luís César Bueno.......2%
Professora Celi...........2%
Outros somam....... 3%
Brancos/nulos 1º voto.....8%
   “          “      2º voto...10%
Indecisos voto 1............11%
    “           “    2............35%