Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 23 de outubro de 2018

23/10/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

COM A IDA AO PALÁCIO, CAIADO ROMPE TRADIÇÃO

A reunião do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) com o atual governador, José Eliton (PSDB) ontem no Palácio Pedro Ludovico, ocasião em que o democrata apresentou ao anfitrião o senador Wilder Morais, como coordenador da transição do lado do novo governo, foi mais que uma atitude de maturidade política. De ambos os lados, há que se ressaltar, porque eles foram adversários até duas semanas atrás na disputa pelo governo. Não há registro de gesto igual em Goiás, pelo menos nos últimos 39 anos. Os anteriores apenas constituíam comissões com nomes da confiança da cada lado, para levantar os dados para o governador eleito. Caiado inovou ao romper uma tradição de décadas, em nome dos interesses dos cidadãos goianos, para obter informações confiáveis para a elaboração de suas ações de governo. De sua parte, o governador José Eliton demonstrou simpatia e maturidade, ao deixar de lado as arengas da campanha, ao abrir as portas da administração para a obtenção das informações demandadas pela equipe do governador eleito.

 

PRESTÍGIO DE WILDER

Mas a escolha do senador Wilder Morais, como coordenador da transição do governo, deve ser entendida também como demonstração de qual será o tamanho de Wilder, no futuro governo, mesmo não tendo sido reeleito senador. Uma característica que quem conhece bem o Ronaldo Caiado garante ser uma marca sua é gratidão.

 

APOIO VITAL

Dizem que ele não esquece o que as pessoas fazem por ele e que sempre procura retribuir de alguma forma. E dos dois principais eventos na construção da candidatura de Caiado, um deles com certeza foi o rompimento do senador Wilder Morais com a chamada base aliada, para apoiá-lo, num momento vital da estruturação da candidatura. “A ida do Wilder para apoiar o Caiado naquele momento foi um soco no estômago da campanha do candidato Zé Eliton”, lamentou há recentemente um influente membro do staff da campanha tucana.  

 

DISSIDÊNCIA

O segundo evento de maior repercussão na estruturação da candidatura de Ronaldo Caiado nesse ano foi a criação da dissidência no MDB, pró-democrata. Foram os prefeitos de seis importantes cidades, como Catalão, Rio Verde, Formosa e Goianésia, liderados pelo de Catalão, Adib Elias, e o deputado José Nelto, que posteriormente  com o receio de ficar sem legenda para disputar, se filiou no Podemos, sigla pela qual se elegeu deputado federal.

  

WILDER 2022

No governo, Wilder será o que ele quiser na equipe do futuro governo. Mais, embora o senador Wilder não tenha sido reeleito nessa eleição, que ninguém duvide que Ronaldo Caiado banque politicamente sua candidatura ao Senado, daqui quatro anos, quando o quadro de candidaturas majoritárias será diferente do quadro apresentado nessa eleição.

 

GOIÂNIA SEM PROBLEMA

Quem acompanha com atenção às últimas entrevistas do prefeito Iris Rezende (MDB) certamente tem ficado com a impressão que a capital se encontra com praticamente todos os seus problemas superados. Se não todos, pelo menos os maiores, em relação a quando ele assumiu o mandato, em janeiro de 2017.

 

PAPAI NOEL DE IRIS

Mas é que o prefeito Iris tem bons motivos para estar otimista nesse final de ano. É que o seu “Papai Noel” chegou com 78 dias de antecedência, que foi a eleição do democrata Ronaldo Caiado governador do Estado, em 7 de outubro. Vá lá que Iris disse que apoiou o candidato do seu partido, Daniel Vilela, e até andou fazendo uns movimentos por aí, além de uma gravação para a propaganda do correligionário na TV.

 

DEMOCRÁTICO

Entretanto, talvez pela sua formação democrática, Iris não exigiu que nenhum membro de sua equipe apoiasse Daniel Vilela. Tanto que a quase totalidade deles trabalhou na campanha de Caiado, sem nenhuma repreensão do prefeito.

 

DONA IRIS EM EVENTO DEMOCRATA

Não só a maioria dos auxiliares de Iris Rezende apoiou Caiado, mas inclusive a 1ª dama da capital, dona Iris de Araújo, que disputou mandato na Câmara Federal, foi a um evento de apoio à candidatura do senador Wilder Morais, organizado pelo segmento evangélico, e que contou com a presença também de Caiado. Pousou para foto junto com o governadoriável democrata pela quantidade de vezes que o registro saiu publicado nas colunas, inclusive aqui, deve ter tirado o sono de Daniel Vilela por várias noites.

 

ANA CARLA

Se conseguir a colaboração da economista Ana Carla Abrão para a análise dos dados sobre a situação fiscal do Estado, o governador eleito Ronaldo Caiado marcará um ponto importante não apenas em relação à confiabilidade da análise dos dados que serão levantados. Ana Carla sabe como sabe apontar os caminhos em Goiás e Brasília.

 

INDEPENDÊNCIA E AUTORIDADE

Durante os dois anos em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda no governo de Marconi Perillo, Ana Carla teve atuação elogiada. Mostrou autoridade independência, e inclusive para fazer críticas duras à falta de planejamento daquele governo em relação a gastos,  em entrevistas dadas aos grandes jornais do País.