Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 20 de setembro de 2018

20/09/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

ZÉ ELITON PRESSIONADO A ASSUMIR GASTOS DE OUTRAS CAMPANHAS

A questão da falta de dinheiro na campanha da base aliada está criando mal-estar entre a campanha do governador Zé Eliton e às demais, inclusive dos demais candidatos majoritários. Há intensas contrariedades internas por parte de pessoas muito próximas do governador, inclusive da parte de parentes muito próximos, em relação às demais campanhas. Segundo essas fontes, as outras campanhas estão transferindo toda a responsabilidade dos custos para Zé Eliton, que por sua vez, também não sabe mais a quem recorrer para conseguir dinheiro para suportar gastos da sua própria campanha. Conforme um parente do governador Zé Eliton, toda a sua família está torcendo para chegar logo o dia sete de outubro, para terminar esse assunto de eleição e acabar com as pressões. 

 

ACABOU O DINHEIRO

O staff financeiro da base aliada passou a sacolinha junto a empresários do Fórum Empresarial, para tentar algumas doações, porque a coisa por lá está braba. Ninguém de sensibilizou. As torneiras fecharam de vez. Com isso, está faltando dinheiro para tudo na campanha da José Eliton. Ninguém recebeu o prometido até agora. O medo é começarem as quebradeiras dos cabos eleitorais qualquer dia desses, como já ocorreu em campanhas passadas.

 

NÃO PAGOU NINGUÉM

Até agora ninguém que trabalhou na campanha de José Eliton e Marconi recebeu um centavo. A promessa de pagamento era para o dia 10, hoje já são 20.

 

 1998 X 2018

A campanha de José Eliton vive um momento de apagão político e sérias dificuldades financeiras. O processo é bem parecido com o que ocorreu com Iris Rezende, em 1998. Enquanto os cofres do PMDB não eram irrigados, os do então candidato da oposição, Marconi Perillo, se mostravam abarrotados.

 

 INDEFINIÇÕES E CALDAS NOVAS

 A política em Caldas Novas está uma fervura. O prefeito Evandro Magal havia declarado apoio a Giuseppe Vecci (PSDB) para Câmara Federal, o deputado Marquinho Palmerston (PSDB) fechou apoio à reeleição de Magda Mofatto (PR). Magda lançou o coronel Belelli a deputado estadual e inviabilizou o projeto de reeleição de Marquinho, que caiu fora da disputa.

 

O TROCO

Como vingança vem a cavalo, Marquinho Palmerston abriu alas para o deputado Lucas Calil (PSD) no município. Para entornar o caldo de vez, o prefeito Evandro Magal foi preso, quinta-feira passada, em uma operação do Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) que apura fraudes em licitação, pagamentos de propina e lavagem de dinheiro na prefeitura.

 

REAÇÃO DE WILDER

Com o “tsunami” de apoios de lideranças políticas e religiosas, que a campanha à reeleição do senador Wilder Morais (DEM) passou a receber de uma semana para cá, melhor é não duvidar que ele comece a fazer cócegas nos calcanhares da turma do 1º pelotão, nessa reta final de campanha.

 

APOIO RELIGIOSO

Nada menos que cerca de 1.000 pastores e outras lideranças religiosas anunciaram apoio a Wilder, na segunda-feira no Tatersal da Pecuária, em um dos maiores eventos do gênero realizado nesses últimos tempos. Iniciativa do bispo Abigail, 1º suplente na chapa do senador, o acontecimento foi testemunhado pelo senador Ronaldo Caiado, líder em todas as pesquisas de intenção de votos para o governo.

 

COM DIREITO A DISCURSO

O ato pró-reeleição do senador Wilder nessa segunda-feira foi tão importante que chegou a ser prestigiado até pela candidata do MDB à Câmara Federal, dona Iris de Araújo, primeira-dama de Goiânia e apoiadora do candidato emedebista Daniel Vilela. Com direito a discursar para a plateia do democrata, sem limite de tempo e ainda pousar para fotos ao lado de Caiado.

 

30 PREFEITOS

Além de ser abençoado pelos líderes religiosos, o senador Wilder vem recebendo o apoio de diversos prefeitos, dentre eles, o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Resende, Paulinho, um dos coordenadores da campanha de Zé Eliton e Marconi Perillo (ambos do PSDB). De acordo com informação obtida com exclusividade pela coluna, Paulinho prometeu levar o apoio de pelo menos 30 prefeitos à reeleição do senador do DEM.

 

DESCONFIANÇA

Mas quem não anda achando graça nenhuma na movimentação do presidente da AGM, com vista a arregimentar apoio de prefeitos pró-Wilder Morais, é a senadora Lúcia Vânia (PSB), que disputa a reeleição. Segundo uma fonte próxima à socialista, existe a desconfiança de que por trás dessa mobilização de Paulinho, tenha um empurrãozinho de alguém interessado em deslocar o 2º para algum candidato que ainda não esteja ameaçando vencer a eleição.

 

PERSONAGENS DE CAMPANHA

Há exatos 20 anos, a novidade na campanha eleitoral pelo governo estadual foi a presença do personagem Nerso da Capitinga, da “Escolinha do Professor Raimundo”, foi a grande arma do então candidato Marconi Perillo (PSDB), para denunciar a formação de “panelinha” nos governos do PMDB. Agora, o vereador e radialista Jorge Kajuru (PRP) acaba de levar para a TV o “carrapatão”, personagem para representar o ex-governador que, segundo ele, “precisa ser exterminado” da política estadual.