Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 20 de dezembro de 2018

20/12/2018 às 10h23


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

CAIADO PREFERE RESULTADOS A CARGOS EM MINISTÉRIOS

A troca de Cargos por resultados parece não haver dúvida na estratégia do governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), ao preferir a vinda de recursos federais para o Estado, durante o seu governo, à indicação de nomes para compor o ministério do presidente Jair Bolsonaro. Com o tamanho do prestígio político que possui em nível nacional, agigantado pela vitória consagradora obtida no 1º turno, poderia ter indicado pelo menos um ministro. Diferentemente do que provavelmente ocorreria com outro governador, Caiado optou por abrir mão de cargos provavelmente por uma colheita mais farturenta na vinda de recursos para financiar a implantação dos projetos que apresentou durante a campanha. Até a indicação do futuro ministro da Saúde foi creditada na sua conta, um deputado de Mato Grosso do Sul. Na montagem de sua equipe em Goiás, Ronaldo Caiado demonstra mais interessado em buscar nomes que sabem onde se guardam as chaves dos cofres do governo federal, de onde podem sair recursos para financiar a implantação de projetos apresentados na sua campanha, que o Estado não tem. Um exemplo são as 17 clínicas distribuídas no Estado, para oferecer bom atendimento à saúde, no interior. Ele sabe que vai precisar de dinheiro federal também para melhorar a segurança pública. Por enquanto, a única dúvida sobre a motivação para buscar em outra unidade da Federação foi a professora Fátima Gaviole, para a Secretaria de Educação. Assim mesmo, dizem que fez um bom trabalho na área, em Rondônia.

 

 QUE APETITE!

Mais de 500 comunicações de mulheres até agora, que dizem terem sido abusadas sexualmente por João de Deus.

 

PADRE FÁBIO

Ao comentar o caso na última sexta-feira, dia 14, na rede social, o padre Fábio de Melo disse que o médium deve ser chamado apenas de “João”, até que se esclareçam os fatos.

 

APENAS JOÃO

“Por ora, apenas João. É mais recomendável. O de Deus do João atualmente em questão compromete radicalmente o que sobre Deus já sabemos. Nenhum de seus preceitos autoriza o aliciamento em nome da fé, nem tampouco a usurpação da fragilidade dos que buscam alento espiritual, denúncias ao João atribuídas...”, disse padre Fábio de Melo.  

 

 ELEIÇÃO NO MDB

Pela franqueza do suplente de senador Luís do Carmo, ao falar a possível candidatura sua à presidência do Diretório Regional do MDB, ninguém no partido está preocupado com o que pensa ou deixa de pensar o atual presidente do partido, Daniel Vilela. Daniel, por sua vez, busca encontrar uma saída para não ficar fora de algum posto na estrutura do novo diretório a ser eleito no início de fevereiro.

 

 DÚVIDAS DE ADIB

O prefeito de Catalão, Adib Elias, já definiu o que fazer entre assumir cargo no governo de Caiado, ou permanecer no cargo de prefeito? Para piorar a dificuldade em tomar a decisão, a legislação eleitoral proíbe afastamento temporário do cargo de prefeito, ou seja, se ele optar por assumir cargo no governo estadual, terá que renunciar ao mandato em definitivo, se for para o governo.

 

BRONCA DE LEITORES

Alguns leitores enviaram mensagem à coluna afirmando que não existe nem um motivo para comemoração por parte de tucanos, pelo fato de ter havido apenas ressalva na aprovação de parte das contas de campanha do governador eleito, Ronaldo Caiado. A bronca é em  decorrência de nota publicada na coluna anterior, noticiando o envio de textos por tucanos marconistas, com informações acerca da apreciação das contas do democrata, com ressalvas em parte da prestação de contas do democrata.

 

CARÊNCIA

Ainda aguardando serem chamados para conversar com o governador eleito, Ronaldo Caiado, vários deputados eleitos e reeleitos passam a sensação de carência, pela demora do governador eleito, Ronaldo Caiado, em convidá-los para um bate papo nesse final de ano. “A gente também deu uma mãozinha na campanha vitoriosa do nosso futuro governador”, comentou um deles, aparentemente até com uma “coceirinha” nos ouvidos, tamanha saudade de atender a um telefonema do futuro governador.

 

ÁLVARO GUIMARÃES: “ACREDITO QUE TENHO VOTOS O SUFICIENTE PARA VENCER AS ELEIÇÕES”

O deputado Álvaro Guimarães se diz otimista em relação à sua candidatura à presidência da Assembleia, em que pesem as articulações de um grupo de parlamentares, que concentra força no nome do Dr. Antônio, primeiro deputado a romper com a base marconista, para dar apoio à candidatura de Ronaldo Caiado ao governo. Álvaro evita falar em acordo com o Dr. Antônio, por entender que todos têm o direito de disputar.

 Qual é a sua estratégia para obter o consenso?

Continuar as articulações e fazer valer o apoio, reconhecimento e o respeito que tenho recebido dos colegas eleitos.

O senhor vai propor acordo com o Dr. Antônio?

Todos os 41 deputados tem direito de disputar a presidência. E eu respeito a conduta e opinião de todos eles. Não é questão de acordar ou não. Estou aberto com conversa com todos. Não sou contra ninguém, apenas compreendo a individualidade e o idealismo de cada um. Claro, que quanto mais apoiadores melhor, mas estou tranquilo com o resultado das articulações até agora.

Com quantos votos o senhor conta hoje?

É difícil falar com certeza esse número, até porque as eleições só acontecerão em fevereiro, mas acredito que tenho votos o suficiente para vencer as eleições para o primeiro biênio da 19ª legislatura.

 

TRUNFOS ADVERSÁRIOS

Já em relação à pré-candidatura do Dr. Antônio, apoiada pela maioria dos novatos e parte dos veteranos, no momento ela está sendo considerada como “perigosa” para a unidade que vinha sendo tentada em torno do nome de Álvaro, por alguns fatores em especial: já possui a experiência de dois mandatos, possui bom trânsito com os colegas e conta com o apoio declarado de cerca de 20 deputados, segundo o próprio, dentre eles, a bancada inteira do Prós, cujo presidente nacional, Eurípedes Júnior, agora fechou questão no apoio ao Dr. Antônio.

 

PROPOSTAS NOVAS

Embora Álvaro seja apoiado pelas bancadas do PSDB e MDB, além de parte da bancadas da base de Caiado, seus adversários estão propondo renovação total na Casa, promovendo uma “varredura” em pessoas que foram nomeadas há anos, por ex-presidentes tucanos que vêm sendo mantidas na Casa até hoje. Com isso, acreditam que a proposta tem sido apoiada por vários parlamentares. 

PREFEITOS PREMIAM WILDER POR RECONHECIMENTO

O senador Wilder Morais (DEM) recebeu ontem a homenagem de 150 prefeitos, numa iniciativa da Federação Goiana de Municípios (FGM) e AGM, Associação Goiana de Municípios, em reconhecimento como o político que mais levou recursos para os municípios. É a primeira vez que ocorre a união das duas entidades, para premiar um político em reconhecimento do quantitativo de trabalhos em defesa das cidades. Evento realizado no Restaurante Nativos, além de prefeitos, a solenidade foi prestigiada por secretários municipais, deputados e o governador eleito, Ronaldo Caiado.