Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 16 de outubro de 2018

16/10/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

CAIADO DEFINE EQUIPE DE TRANSIÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA E ACUSA GOVERNO DE MAQUIAR NÚMEROS DO ENDIVIDAMENTO

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) quer concluir a formação da sua equipe de transição, até o início da próxima semana. A equipe ficará encarregada de levantar a real situação fiscal do Estado e apresentar sugestões para um projeto de reforma administrativa, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa logo depois da posse. A equipe, segundo Caiado, será composta por pessoas com perfil 100% técnico, dotadas de conhecimentos em profundidade sobre administração pública. De antemão, informou, com base em relatórios informais que vem recebendo da Secretaria da Fazenda, que a situação fiscal do Estado é a pior possível, com “100% de maquiagem dos números sobre o endividamento.”  A declaração foi feita na Churrascaria Nativa, onde participou de almoço com os deputados eleitos de sua coligação – estaduais e federais. Ao discursar, o governador eleito fez um apelo aos eleitos, para que na hora de levarem a ele as sugestões e indicações [para nomeações], “pensem menos nas corporações e mais no povo”. O futuro governador fez um agradecimento aos convidados, pelo apoio recebido de todos eles na campanha. Ele historiou a formação do processo que começou com uma reunião dos pré-candidatos e dos dirigentes dos partidos de oposição, realizada na residência do ex-deputado Samuel Belchior, que coordenou a agenda da campanha.

 

ENGAJAMENTO

Ronaldo Caiado disse também estar engajado na campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), agora no 2º turno. Prevê uma vitória do candidato no Estado, superior a 70%. Para isso, vem pedindo votos e participando de reuniões.

 

JOSÉ NELTO

Eleição mais difícil do Brasil. A população varreu mais de 90% da classe política e só sobreviveu quem realmente tinha compromisso com a população. “Então eu me considero um sobrevivente, porque essa foi a eleição da bala, da Bíblia e do boi, do dinheiro”. Eu sou da classe política, que faz política com responsabilidade.

 

DEFINIÇÃO

José Nelto define hoje, em reunião com a bancada do Podemos, em Brasília, o posicionamento da bancada no 2º turno da eleição presidencial. Vão conversar com o futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), caso o presidenciável do PSL seja o vencedor da eleição.

  

ENGENHARIA POLÍTICA

Segunda suplente do MDB à Câmara Federal, dona Iris de Araújo poderá vir assumir mandato, quem sabe nos primeiros meses do futuro governo de Ronaldo Caiado, graças a um processo de reaproximação entre o prefeito Iris Rezende com o governador eleito, e de como evoluam conversas que deverão ocorrer em breve entre o democrata e a cúpula estadual do PP  - presidente, Alexandre Baldy e o senador eleito, Vanderlan Cardoso.

 

NOMES DO PP

Para que dona Iris assuma o mandato de deputada federal, numa eventual engenharia política pilotada pelo governador eleito, haveria a necessidade da ascensão de um deputado federal e do 1º suplente, Roberto Balestra, da coligação MDB-PP-PRB, à equipe de auxiliares do futuro governador. Entre os mais cotados, dos quais um deles poderia ser convidado a compor a equipe do novo governador, nesse caso, são Adriano do Baldy e o professor Alcides Ribeiro. Esse último possui fortes ligações com o município de Aparecida, onde é fundador e mantenedor da Faculdade Alfredo Nasser.

 

CONVERSAR COM PP

Até agora a única parte desse enredo que é de conhecimento público é a intenção do governador eleito, Ronaldo Caiado, em conversar com a cúpula do PP em breve, conforme declarou ontem. Tanto Vanderlan Cardoso, quanto o presidente estadual do PP, Alexandre Baldy já manifestaram simpatia em conversar com o democrata.  

 

KAJURU PREFEITO

Outra especulação que vem circulando com força no meio político é a de que o senador eleito, Jorge Kajuru (PRP), é da vez mais candidato à sucessão do prefeito Iris Rezende, em 2020.

 

FELISBERTO

Vereador em Goiânia, Felisberto Tavares (PR) obteve boa votação para deputado estadual, embora não tenha conseguido se eleger. Ficou na 1ª suplência, com 19.213 votos. 

SEM PREFERÊNCIA

Governador eleito Ronaldo Caiado negou preferência por nomes para a presidência da Assembleia Legislativa, como chegou ser especulado. Defende que os parlamentares tenham liberdade para que a escolha se dê em harmonia com o Executivo, para que seja alguém que ajude na aprovação das medidas que pretende encaminhar ao Legislativo.

 

ISSO NÃO DESCARTA

Até agora o deputado Álvaro Guimarães é praticamente o único a iniciar articulações com vista à eleição. Mas não está descartada a possibilidade do surgimento de outros pretendentes. O deputado Iso Moreira (DEM), por exemplo, avalia a possibilidade de pleitear. Adiantou, porém, que não será empecilho para a unidade. Um dos primeiros parlamentares da situação a apoiar Caiado, Iso recorda ter levado vários outros líderes para dar apoio ao democrata, dentre eles, o deputado Álvaro Guimarães.

  

ADIB FICA EM CATALÃO

Coordenador da campanha do governador Ronaldo Caiado, eleito no 1º turno, o prefeito de Catalão, Adib Elias, não deverá participar da equipe de   auxiliares do novo governo, caso seja convidado. Não por falta de vontade do emedebista, mas pela necessidade de sua presença à frente da administração catalana. Embora haja total afinidade com o vice-prefeito, Adib teria concluído que a população poderia não assimilar bem o seu afastamento da administração.