Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 11 de dezembro de 2018

11/12/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

ELIAS VAZ E KAJURU FARÃOMUITA FALTA EM GOIÂNIA

A Câmara de Vereadores de Goiânia está prestes a perder os dois vereadores considerados os melhores da Casa: Jorge Kajuru (PRP) e Elias Vaz (PSB), que serão empossados no dia 1º de fevereiro, respectivamente nos cargos de senador e deputado federal, eleitos nesse ano. Ambos tiveram sempre autuação marcada na linha de defesa da população, principalmente fiscalizando e denunciando tudo quanto era proposta que prejudica a população. Elias Vaz, ainda por mais tempo, visto que já está na Câmara há vários mandatos. Elias sempre foi uma voz firme na hora de defender a população, a exemplo da atuação que vem mantendo agora, em face da famigerada carta que a Prefeitura encaminhou a milhares de contribuintes, solicitando o cadastramento de alterações feitas no imóvel. Em vídeo distribuído nas redes sociais, ele orienta o contribuinte a não atender ao chamamento da prefeitura, o que elevaria drasticamente o valor do IPTU do imóvel no próximo ano. Que o exemplo de atuação desses dois vereadores, com o reconhecimento da população ao elegê-los para o Senado e Câmara Federal sirva de estímulo aos que ficam, para que sejam atuantes e combativos na defesa dos interesses da coletividade. Quais os vereadores que tentarão substituir Elias e Kajuru, no próximo ano? Quem se habilita?  

 

APATIA

O governador José Eliton vem emitindo sinais claros de pouco, ou nenhum entusiasmo com a atividade política nessas últimas semanas, ao deixar de cumprir os compromissos da agenda, em eventos fora do Palácio. A 20 dias da posse do novo governador, Ronaldo Caiado (DEM), que o indicou para vice na chapa da base em 2010, alguns assessores têm entendido essa apatia de Zé Eliton como demonstração de quem parece realmente decidido a encerrar a carreira política, no próximo dia 31.

 

ÁLVARO QUER RECONTAR VOTOS

Em conversas com amigos, o deputado Álvaro Guimarães (DEM) anda pensando na possibilidade de pedir a recontagem dos seus votos. A medida, segundo ele, é em decorrência do grande número de pessoas que encontra no dia a dia, que garantem terem lhe depositado o voto, muito acima do número contabilizado nas urnas. Tais declarações de voto, naturalmente, começaram a surgir após a divulgação da possibilidade de vir a ser eleito próximo presidente da Assembleia Legislativa.  

 

VENDENDO OS BOIS

Abandonado por companheiros que não lhe foram tão leais, como se esperava, e muitos compromissos de campanha que estouraram apenas em na sua mão, segundo um parente próximo, o governador José Eliton (PSDB) vendeu, na semana passada, 800 cabeças de gado de sua fazenda, semana passada, por valor um pouco acima de R$ 1 milhão.  

 

HISTÓRIAS E DESCAMINHOS

São várias as histórias envolvendo dinheiro em campanha, umas verdadeiras, outras nem tanto. Numa dessas, verdadeira ou não, teria acontecido na campanha do candidato José Eliton, em que uma importância teria sido providenciada pelo próprio candidato, para pagar os salários dos funcionários do comitê. O tempo passou e ninguém mais falou no assunto, até o dia que os funcionários passaram a ameaçar paralisar suas atividades, se não recebessem os salários. Mas e o dinheiro repassado há dias...? Dinheiro, que dinheiro? Ninguém viu ninguém sabe. O fato é que o tal numerário pode ter tomado qualquer outro destino, menos o da sua finalidade, que era pagar os funcionários do Comitê.  

 

PANOS PRA MANGA

Mas que esse tema sobre dinheiro (ou a falta dele) na campanha deu “panos pra manga” na campanha da base e pelo que vez outra se ouve falar alguma coisa, continua causando mal-estar e desconforto entre alguns atores.  

FANTASMA NO AR

O “fantasma” de Sérgio Cabral estaria ensaiando um périplo pelo interior do País, com possibilidades reais de escala no Centro-Oeste.

 

LAERTE JÚNIOR: O RÁDIO GOIANOPERDE UM GRANDE COMUNICADOR

É com profunda tristeza que registro a morte ocorrida ontem do colega e amigo, Laerte Júnior, um dos mais atuantes e brilhantes radialista e jornalista da sua geração. Nós nos conhecemos no Jornalismo da Rádio Difusora, em meados da década de 80, onde ele começou como estagiário do curso de rádio e TV, da UFG. Edmilson dos Santos, Liorcino Mendes, Altair Tavares e Marcos Cipriano compunham o time de estagiários. Esse último havia chegado um pouco antes. Trabalhamos juntos por alguns anos na emissora, também com Armando Araújo, Nélia Del Bianco, Sara Fernandes, sob a direção do padre Jesus Flores. Apaixonado por comunicação, mas principalmente por rádio, Laerte Júnior já está fazendo muita falta. Grande perda. Os meus sentimentos de pêsames à família.  

                      

PREFEITO TEM QUE GOSTAR DE SE ATUALIZAR, ENÃO APENAS DE ARRECADAÇÃO, DIZ VEREADOR

Em seu primeiro mandato, o vereador Gustavo Cruvinel (PV) defende que o próximo prefeito de Goiânia precisa ter como principal característica, a preocupação em se atualizar.  Recém-conduzido para mais dois anos na presidência da Comissão do Meio Ambiente, o vereador acredita que o processo de renovação na política, verificado nas eleições de 2018, terá sequência na eleição municipal de 2020. Citando a eleição de Bolsonaro para a Presidência da República, Gustavo, no entanto, acredita que além do novo, eleitor busca seriedade na política. (Veja a entrevista)  

Qual é a prioridade da Comissão do Meio Ambiente para 2019?

Continuar o trabalho de preservação das nascentes de Goiânia e voltar à discussão da despoluição do Rio Meia Ponte, que é a principal fonte de água para os goianos. Tem inda a Coleta Seletiva e a questão das cooperativas, que precisam estar em pauta.

Acredita que a renovação na política municipal em 2020 será a mesma verificada nas eleições estadual e nacional, de 2018?

Eu acho que, na verdade, a população não quer só coisa nova. Quer pessoas sérias na política. É uma onda positiva, que se reforçou com a eleição do presidente Bolsonaro. As pessoas estão mais atentas ao trabalho da classe política. A população está ligada e preocupada com a qualidade dos seus representantes.

Qual deve ser a principal característica do próximo prefeito de Goiânia?

A principal característica é se atualizar, tem que preocupar não só com a arrecadação, mas também com as benfeitorias. O cidadão já é sobretaxado e não tem retorno. Se tivesse esse retorno, com certeza não teria essa quantidade de queixa junto ao Executivo neste momento, em relação ao IPTU. 

A discussão do Plano Diretor passa pelo meio ambiente?

Com certeza. A prefeitura deve mandar ainda o Código Ambiental, que vai ter a sua função no Plano Diretor, porque será instrumento importante para a preservação dos nossos recursos. Não adianta pensar só no crescimento da cidade, sem preocupar com a preservação.