Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 07 de novembro de 2018

07/11/2018 às 09h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

CRESCE EXPECTATIVA SOBRE A EQUIPE DE  CAIADO

Enquanto que no Rio de Janeiro já começa a fluir a composição da equipe ministerial do futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), por aqui ainda é mistério a composição da equipe do futuro governo do democrata Ronaldo Caiado. É grande a expectativa principalmente sobre quem será o secretário da Fazenda. Em outras palavras, quem será, afinal, o “Paulo (ou “Paula”) Guedes” da equipe de Caiado? Ninguém arrisca mencionar um nome até agora. Nem mesmo entre os mais próximos do governador eleito. Mas um ponto é tido como certo nessa escolha, será convidado um técnico certamente vindo de São Paulo ou de qualquer outro Estado da região Sudeste. Pelo que a coluna conseguiu apurar junto integrantes influentes da equipe do governador eleito, a economista Ana Carla Abrão Costa, tem colaborado de forma importante com Caiado, nessa fase de busca de informação na preparação do conjunto das informações sobre a real situação do Estado. Filha da senadora Lúcia Vânia e do ex-governador Irapuan Costa Júnior, Ana Carla Abrão foi titular da Sefaz nos dois primeiros anos desse último governo de Marconi Perillo. Perguntado da possibilidade de vir a ser a própria Ana Carla convidada a assumir a pasta no governo de Caiado, um importante coordenador da equipe do governador eleito praticamente descartou essa possibilidade. Segundo ele, até pelo fato de já estar praticamente definida a sua ida para a equipe do futuro governo do tucano João Dória, em São Paulo.

 

BALDY É INCERTO

Há quem considere como “muito difícil” a situação política do atual ministro das Cidades, Alexandre Baldy, na composição da equipe do futuro governo de Jair Bosonaro. O crescimento das especulações nesses últimos dias, de que o deputado goiano João Campos (PRB) pode ser eleito próximo presidente da Câmara. O melhor para o projeto do ministro Alexandre Baldy, em permanecer no Ministério das Cidades será nova eleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, o que não parece provável até o momento.

 

HÁ DINHEIRO?

Houve grande movimentação por parte do ministro Alexandre Baldy à frente da pasta das Cidades, levando grande número de ordens de serviço não só em Goiás, mas também em outras unidades da federação. Daí, à pergunta: há dinheiro e orçamento suficiente para suportar todas essas obras autorizadas Brasil afora, ainda nesse exercício?

 

CAIADO PODE INDICAR NOME

Para quem conhece as ligações políticas do senador Ronaldo Caiado Brasil afora, não haverá surpresa se couber ao Democrata goiano à indicação de um quadro para compor a equipe ministerial do novo presidente, que assumirá em janeiro. Existe boa relação entre Caiado e toda a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro, mas principalmente com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) que, além de serem do mesmo partido, sempre foram muito próximos um do outro.

 

WILDER É O NOME

E, caso seja convidado a fazer alguma indicação na composição da equipe do governo do novo presidente, o 1º nome que aparece em sua memória, nessa hipótese, hoje é o do atual senador Wilder Morais, do seu partido.    

 

ENTREVISTA - ISO MOREIRA AVALIA CANDIDATURA

Como está sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa?
Iso – Não está descarta, estou avaliando.

O senhor já foi procurado por outros candidatos?
Iso – Sim, pelo deputado Álvaro Guimarães.

O senhor acredita que tem algum candidato favorito nesse momento?
Iso – Não, eu não acredito que tenha no momento atual nenhum candidato favorito.

 

BRONCA

Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia, por não ter incluído o município no rol daqueles que, de acordo com análise feita na edição anterior, têm tudo para ser atingido pela onda de mudança que varreu a política estadual em 2018. Caros leitores, não foi esquecimento. Apenas naquela relação foram incluídas as maiores cidades, por isso a capital das jabuticabas ficou de fora. Mas pelo visto a coisa anda meio braba em Hidrolândia, não é mesmo?

 

CANDIDATO

Para as eleições municipais de 2020, o vice-prefeito Cassimiro Neto (DEM) deverá ser o candidato do partido a prefeito de Hidrolândia, com o apoio do governador Ronaldo Caiado. Tenho ouvido entre de pessoas próximas do governador eleito, comentários elogiosos sobre Cassimiro Neto. Embora seja novo na política, possui uma característica muito valorizada pelo futuro governador, que é a lealdade. Isso conta muito.

 

CORREÇÃO

O governador José Eliton é natural da cidade de Rio Verde e não de Posse, como grafei erroneamente na edição de quinta-feira, 1º /11 dessa coluna. As minhas desculpas pelo erro. A coluna agradece aos leitores que enviaram mensagens apontando o erro. Obrigado a todos por prestigiarem o nosso trabalho.

 

ARDENDO ORELHAS

As orelhas do governador José Eliton e do ex, Marconi Perillo, devem ter ardido por um bom tempo, durante almoço de cerca de 40 prefeitos numa churrascaria da capital, na sexta-feira, 26/10. A falação foi por conta do cancelamento dos empenhos das parcelas referentes aos convênios do Goiás na Frente, firmados entre as prefeituras e a Segplan, para pavimentação de ruas nas suas cidades. 

 

PSDB DERRETE

VITTI DEVE DEIXAR PARTIDO

Externando sinais de insatisfações com a cúpula tucana desde o ano passado, o deputado José Vitti (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, fala pela primeira vez com exclusividade após as eleições, que é concreta a possibilidade de ele sair do partido. Leia na íntegra a sua fala.

“Eu ainda não tomei a decisão cem por cento, mas estou sim propenso a deixar a deixar o PSDB. Não tenho nenhum problema pessoal com ninguém, mas acredito que a forma com que o partido vem sendo conduzido não é muito aquilo que eu penso e que deveria ser. Então eu devo deixar o partido, mas não sei se retornarei ao Democrata ou para qual partido. O certo é que hoje a possibilidade de eu deixar o PSDB ela é concreta... Estou aguardando apenas algumas reuniões...”

 

TONY INTEGRA TRANSIÇÃO 

O jornalista Tony Carlo reassumiu semana passada as suas funções de assessor de imprensa do agora governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), ao lado de Erika Lettry e Vassil Oliveira, que vinham tocando os trabalhos na última fase da campanha. Responsável pela área no gabinete de Caiado nos últimos anos, Tony (foto) havia deixado o posto há dois meses, para morar em Brasília. Ele, agora, integra a equipe de transição de governo, indicado pelo governador eleito.