Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 01 de novembro de 2018

01/11/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

MARCONI DEVE ASSUMIR CARGO NA CSN

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) deverá assumir uma das diretorias da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no começo do ano. A articulação, segundo a coluna foi informada, é do governador eleito de São Paulo, João Dória Júnior, único eleito para esse cargo nessa eleição. Embora sem mais detalhes, essa informação surgiu durante na conversa entre um político e um empresário, durante um voo entre São Paulo e Goiânia, ontem à tarde. Não custa lembrar-se da velha amizade entre Marconi e Dória. O paulista, vez por outra convidava Marconi para participar para dar entrevista no seu programa de TV, em São Paulo, como também gostava de frequentar o Palácio das Esmeraldas. Com os pés no Palácio Bandeirante e os olhos voltados para o Planalto em Brasília, a partir de janeiro, o governador João Dória Filho já pode estar iniciando a arregimentação de possíveis apoiadores Brasil afora, para o seu projeto nacional de 2022. A se confirmar a ida de Marconi para a CSN, será uma ótima notícia para ele, começar o 2019 com um emprego novo. E que emprego, hein?

 

PERDENDO O SONO

Prefeitos eleitos pelo PSDB e partidos aliados em 2016, que tratem de passar “sebo nas canelas”, como diriam os sertanejos quando queriam dizer “ser mais rápido; imprimir maior dinamismo;” o quanto antes, porque se o “tsunami” de 2018 mantiver a mesma intensidade nas eleições municipais de 2020, haverá um verdadeiro desmonte com a saída dos atuais partidos de situação. É claro que esse tema já vem tirando o sono em aproximadamente 200 cidades goianas.

 

CIDADES NO RADAR

Algumas das cidades onde dizem que já pode ser ouvido o “rosnar” de derrota das atuais administrações em 2020, seja com reeleição ou de candidatos apoiados pelos prefeitos atuais, são: Trindade, Itumbiara, Anápolis, Posse, Jataí, um algumas no Entorno do Distrito Federal e Senador Canedo. Em relação a essa última, no entanto, há especulação na cidade de que o atual prefeito, Divino Lemes (PSD) pode ir para outro partido.

 

TRÊS CANDIDATOS EM TRINDADE

Em Trindade o prefeito atual, Jânio Darrot (PSDB), já cumpre o seu segundo mandato. Embora seja certo que o seu partido apresentará candidato à sua sucessão em 2020, o município será palco de forte disputa com pelo menos mais dois candidatos altamente competitivos: o deputado Dr. Antônio (DEM) e o ex-prefeito George Morais (PDT), ambos são médicos e aliados do governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM).

 

PREVISÃO DIFÍCIL EM ITUMBIARA

Nas cidades de Anápolis e Itumbiara, os prefeitos eleitos em 2016 são do PTB e ambos são aliados do governo tucano. O atual de Itumbiara, Zé Antônio, vai enfrentar uma oposição muito forte na disputa de 2020 e de acordo previsões de lideranças políticas de diversos partidos no município, a sua situação política com a qual ele vai se deparar será muito difícil.

 

GOMIDE EM ANÁPOLIS

Em Anápolis, o “bicho papão” do prefeito Roberto do Órion é o ex-prefeito Antônio Gomide (PT), que acaba de ser eleito deputado estadual. Por causa da sua forma fácil de convivência, dizem que já houve quem o comparece a um tipo meio tucano no partido. Não no sentido de gostar de ficar em cima de muro, não é isso, mas devido ao estilo mais maleável, de boa convivência e acolhedor. Vai disputar mandato de prefeito em Anápolis daqui dois anos. Há quase unanimidade que é muito forte pretendente.   

 

DISPUTA PESADA EM JATAÍ

Cidade natal do ex-governador Maguito Vilela e do seu rebento Daniel, Jataí também será palco de uma grande disputa, em 2020. Se decidir concorrer à reeleição, o prefeito Vinícius Luz (PSDB) terá no mínimo dois concorrentes muito fortes, Humberto Machado (MDB) e provavelmente Victor Priori (DEM).

 

 

DISPUTA EM POSSE

Situada na região Nordeste a 500 quilômetros de Goiânia, Posse é outra cidade onde a eleição de 2020 promete dar muito barulho. Município no qual nasceu o governador José Eliton Júnior (PSDB), e que já teve como prefeito o Dr. José Eliton Figueiredo, mais conhecido por Dr. Eltin, seu pai, Posse, no entanto, apresentou um resultado surpresa nessa  eleição para governador, ao dar a vitória ao democrata Ronaldo Caiado, com diferença de 451 votos. Lá, o vice-prefeito, Minguito Valente  (DEM) deve sair candidato a prefeito, com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do deputado Iso Moreira, também do partido.

 

MDB PODE PRORROGAR DIRETÓRIOS

A cúpula nacional do MDB pode estar planejando prorrogar os mandatos dos atuais diretórios – do Nacional e dos estaduais. Pelo menos essa é a perspectiva com a qual o presidente do Diretório Regional da sigla em Goiás, Daniel Vilela, vem trabalhando no momento, segundo um destacado membro do diretório. Seria até uma forma de esticar o comando do presidente nacional do partido, senador Romero Jucá (AC), que não conseguiu se reeleger.

 

NILSON NEGA

Em mensagem endereçada à coluna, sabiamente, o jornalista Nilson Gomes negou ter qualquer interesse em assumir cargo na área de Comunicação no futuro governo de Ronaldo Caiado, em que ele tenha que manipular dinheiro público. “Não fui convidado, e se for, não aceito”.  A negativa de Nilson da disposição de aceitar o convite, caso ele ocorra, não o torna menos competitivo, ao contrário, em determinadas situações, negar pode ser a melhor estratégia para atingir o objetivo. 

 

Foto: Divulgação