PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 21 Outubro De 2021

21/10/2021 às 09h21


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

ALIANÇA CAIADO-DANIEL CONSEGUIU SUPERAR AS RESISTÊNCIAS E SÓ RESTA AGORA VANDERLAN

O eixo de poder que caminha para ser criado com a aliança entre o MDB e o DEM (em fase de fusão com o PSL, resultando no União Brasil) e que potencializou as chances de reeleição do governador Ronaldo Caiado em 2022, é um dos projetos políticos mais consistentes que já foram desenvolvidos em toda a história do Estado. O acordo entre os dois partidos deixou a oposição sem o necessário oxigênio para sobreviver a um pleito que tem potencial para modificar o futuro de Goiás, na medida em que enterrará os sonhos de ressurreição do PSDB e redefinirá o cenário político regional talvez para sempre – implicando na hegemonia total e absoluta do grupo liderado por Caiado e a partir do ano que vem, com a vitória na eleição, se caracterizando pela ascensão de uma liderança de renovação como Daniel Vilela (e até outras, como Roberto Naves e Lissauer Vieira), com tudo para disputar com chances consideráveis o governo do Estado em 2026 – consagrar a estratégia de Iris Rezende, que é cortar o caminho dos tucanos e, de resto, de toda e qualquer oposição ao condomínio DEM-MDB que está prestes a se formalizar. Ressalte-se que as resistências ao acordo entre emedebistas e Caiado já estão praticamente vencidas, ficando por conta, a partir de agora, de surpresas como um reposicionamento do senador Vanderlan Cardoso, que passou a dar sinais de que pode recuar no apoio que anunciou à reeleição do governador e até mesmo se candidatar ao Palácio das Esmeraldas, se encontrar chão.  

AS 5 ALTERNATIVAS PARA MARCONI EM 2022, SEGUNDO ELE MESMO

O ex-governador Marconi Perillo tem repetido a interlocutores que conta com cinco alternativas para 2022: 1) não ser candidato a nada; 2) disputar uma vaga na Assembleia Legislativa; 3) candidatar-se a deputado federal; 4) apresentar-se à eleição para o governo do Estado; e, finalmente, 5) assumir uma candidatura ao Senado. É o que ele anda dizendo, no sentido talvez de criar algum suspense sobre a sua decisão final, que as apostas correntes indicam que será a busca de um mandato na Câmara dos Deputados, opção que ofereceria algum status para uma liderança com uma trajetória expressiva como a de Marconi e, por outro lado, ofereceria segurança quanto a um resultado favorável. Todas as demais parecem fora do prumo para o ex-governador tucano, cuja maior aspiração hoje é retornar ao palco principal da política estadual.

CHAPÃO DO UNIÃO BRASIL PARA A CÂMARA PODE FAZER ATÉ 9 DEPUTADOS

O chapão de deputados federais do União Brasil, o partido que sucederá ao DEM depois da fusão com o PSL, tende a ter força para conquistar entre 7 e 9 das 17 vagas da bancada federal de Goiás. Além dos atuais parlamentares que já são filiados e buscarão a reeleição pela nova legenda – Zacarias Calil, José Mário Schreinner, e Delegado Waldir – devem ainda ser agregados Lucas Vergílio (Solidariedade), Glaustin Fokus (PSC), José Nelto (Podemos) e possivelmente Francisco Jr (PSD), Célio Silveira (PSDB) e Alcides Rodrigues (PRP), que provavelmente vão se filiar ao União Brasil. O último, Alcides Rodrigues, ainda não se decidiu se vai se recandidatar ou não, mas é provável que sim.

VILMAR ROCHA E JOSÉ NELTO SÃO COGITADOS PARA A 1ª SUPLÊNCIA DE MEIRELLES

Mesmo ainda longe de ter confirmada a candidatura ao Senado na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado, o ex-ministro Henrique Meirelles assiste a uma movimentação de interessados em figurar na sua 1ª suplência. Dois dos mais salientes são o presidente estadual do PSD Vilmar Rocha, que tem a desvantagem de ser do mesmo partido de Meirelles, e o deputado federal José Nelto, do Podemos, que oferece como vantagem a disponibilização de parte das suas bases eleitorais para ajudar na composição de interesses políticos dentro da base governista. Mas há muitos outros. Claro, por ora, tudo não passa do campo das especulações.

GUSTAVO SEBBA ESTEVE, SIM, NO PALANQUE DE CAIADO EM RUBIATABA

Ganhou repercussão o gesto do deputado estadual Gustavo Sebba, do PSDB, que esteve no palanque com o governador Ronaldo Caiado em Rubiataba, na comemoração dos 68 anos da cidade, na terça-feira, 12. Sebba negou de pé juntos e foi até agressivo ao reclamar do colega Bruno Peixoto, que também estava lá e espalhou a notícia aos quatro ventos. No entanto, vamos aos fatos, conforme ele mesmo descreveu: “Estive no município que represento, Rubiataba, onde tenho votos e, a convite dos vereadores e lideranças que me convidaram para prestigiar o aniversário da cidade, subi no palanque da cidade para cumprimentá-la, isso sim. Água e óleo não se misturam”, disse a um blog local de notícias. A declaração significa que, sem dúvidas, é tudo verdade. Há inclusive fotos em que o deputado aparece enquanto Caiado segura uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas tentando se esconder, no fundo. Aparentemente, foi um acontecimento fortuito, sem desdobramentos políticos, mas que, pela reação de Gustavo Sebba, incomodou o PSDB e o círculo próximo ao seu pai Jardel, ex-prefeito de Catalão. Em tempo: o parlamentar enfrenta dificuldades para se reeleger no ano que vem.

MAJOR ARAÚJO E HUMBERTO TEÓFILO VÃO SE CANDIDATAR A DEPUTADO FEDERAL

Embora ainda sem definição partidária, já que o PSL, partido a que estão atualmente filiados, fundiu-se com o DEM e se transformou no União Brasil, comandado em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, os deputados estaduais Major Araújo e Delegado Humberto Teófilo deverão se candidatar a deputado federal em 2022. Um colega desafeto de ambos, na Assembleia, comentou com ironia: “Temos que estimular. Assim, vamos ficar livres dos dois, numa tacada só”, não esclarecendo se fazia referência a uma eventual derrota ou ao fato de que, caso vitoriosos, eles seriam naturalmente levados a transferir sua atuação para Brasília.

MENDANHA SONHA COM A CAPACIDADE FINANCEIRA DE JÂNIO DARROT

A prioridade número um do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha é vencer as resistências que o separam do ex-prefeito de Trindade e megaempresário do ramo de confecções e pecuária de corte Jânio Darrot. Se realmente se candidatar ao governo em 2022, Mendanha acredita que a melhor escolha para a sua vice seria Darrot, por um motivo que ele não faz questão de esconder: a monumental capacidade financeira de Darrot, hoje o segundo homem mais rico de Goiás, perdendo apenas para o anapolino Marcelo Limírio. O ex-prefeito tem feito comentários depreciativos sobre o aparecidense, em cuja consistência política e eleitoral não acredita, muito menos faz fé na sua capacidade para liderar uma campanha de oposição ao governador Ronaldo Caiado.

EM RESUMO

  • O vereador Lucas Kitão, eleito pelo PSL, avalia a hipótese de candidatura a deputado federal em dobradinha com o estadual Lucas Calil, hoje no PSD. Kitão acreditam em um potencial de 30 mil votos só em Goiânia.

 

  • Falando em Lucas Calil: ao passar para a base do governador Ronaldo Caiado, ele perdeu o apoio – que foi significativo para as duas eleições – do ex-presidente da ex-Agetop Jaime Rincón.

 

  • Wilder Morais tem dito que pendurou as chuteiras e não se candidatará em 2022. Ele está focado em um investimento de R$ 350 milhões em mineração em Colinas do Sul, no nordeste goiano.

 

  • O próximo encontro regional do PSDB, no sábado, 23, será em Catalão e representa um desafio e tanto, porque o papel de anfitrião caberá ao ex-prefeito Jardel Sebba, muito desgastado na cidade.

 

  • O ex-senador Demostenes Torres não pretende mais voltar à política. Aos amigos, justifica que não sabia que advogar era tão bom e que pretende se dedicar de corpo e alma à sua banca de advocacia.

 

  • Com 28 secretários, a equipe de Gustavo Mendanha em Aparecida só conta com uma mulher, a sua esposa Mayara, na pasta da Assistência Social, e um negro, Marlúcio Pereira, na Indústria & Comércio.

 

  • São praticamente favas contadas: o presidente da Assembleia Lissauer Vieira, hoje deslocado no PSB, deverá ingressar no União Brasil para se candidatar a deputado federal em 2022.

 

  • Tem muita gente se esforçando, mas ninguém conseguiu arrancar do governador Ronaldo Caiado, até hoje, uma palavra sobre a sua preferência para a vaga de candidato ao Senado na chapa da reeleição.

 

  • Gustavo Mendanha diz acreditar que, se não for candidato ao governo do Estado, o melhor nome para a disputa é o do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás Sandro Mabel.