Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 17 de setembro de 2018

17/09/2018 às 08h50


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

AGRESSIVIDADE QUEIMA O FILME DE DANIEL

Se quiser sair da eleição, mesmo derrotado, como uma promessa para o futuro, o candidato do MDB Daniel Vilela terá que avaliar a sua estratégia de ataques ferozes contra Ronaldo Caiado e em alguns momentos contra Zé Eliton também. Campanha de ataques, em Goiás, todo mundo sabe que se volta contra quem a faz, ao mostrar desespero e falta de equilíbrio. Há instantes em que Daniel deixa de ser respeitoso e ultrapassa os limites da educação mínima que se exige entre os políticos, mesmo adversários. Não pega bem chamar um concorrente de “mentiroso”, conceito subjetivo para um político. Já visto como imaturo e verde para o governo do Estado, o emedebista pode ter essas características ressaltadas e acabar como inviável para eleições que ainda virão.

 

KAJURU PASSA A ATACAR MARCONI NA TV

Quem com ferro fere com ferro será ferido. Até agora à vontade nos seus ataques a Ronaldo Caiado, o candidato ao Senado Marconi Perillo passou a enfrentar a artilharia de Jorge Kajuru nos programas de televisão. Kajuru se apresenta como a oposição verdadeira a Marconi, há 20 anos, e já começou a abordar temas desagradáveis para o ex-governador tucano, tais como o desvio das verbas da Educação, as contribuições por fora da Odebrecht e os benefícios fiscais ao grupo Friboi, com retorno em propinas – segundo o vereador. O estrago promete ser grande.

 

ELEITOR NÃO VOTA OLHANDO PARA TRÁS

A campanha de Zé Eliton continua sem arredar o pé da narrativa das conquistas e avanços dos últimos 20 anos para exigir do eleitor o voto de gratidão na próxima eleição. É quase unânime a avaliação de que essa estratégia não rende votos e que a decisão de escolher um nome na urna eletrônica passa muito mais por uma perspectiva de futuro. Mesmo assim, os tucanos insistem. Esse viés contaminou até os programas de Marconi Perillo, na TV, que se transformaram em relatório de obras passadas, muitas inacabadas como o aeroporto de cargas de Anápolis e os Credeqs. E Marconi é candidato ao Senado.

 

EM VEZ DE ZÉ, É CAIADO QUEM REAGE ÀS PESQUISAS

Perdendo por uma larga margem de pontos em todas as pesquisas de credibilidade, Zé Eliton mesmo assim não reage. Ele segue com a campanha em estilo morno, tentando firma a imagem “fake” de humilde e trabalhador, o Zé governador que não convence ninguém. Mesmo liderando, em 1º lugar absoluto, com ampla margem de frente, quem mexeu na estratégia foi Ronaldo Caiado. Ao verificar que tem pontos a menos entre o eleitorado feminino, o candidato democrata passou a focar a sua campanha nas mulheres. Apresentou várias propostas para elas e promoveu um mega, mas megaevento só com mulheres no Clube Jaó.

 

VALÉRIA PERILLO É A CÓPIA PERFEITA DE DONA IRIS

Transformada em oradora principal de eventos da campanha tucana, a ex-primeira dama Valéria Perillo tem revelado – como se vê em vídeos postados no seu perfil no Instagram – grande semelhança com dona Iris Araújo, primeira dama de Goiânia. Os discursos exaltados e a gesticulação vigorosa na a defesa de um suposto “legado” de realizações do marido tornam as duas muito parecidas e igualmente ineficientes eleitoralmente. Eleitor não acredita em elogios de parentes, pior ainda da esposa do candidato. Afinal, ela falaria o quê além de endeusar o companheiro no mais alto grau?

 

ALCIDES VEM AÍ COMO CAMPEÃO DE VOTOS

As primeiras projeções davam a ele no máximo 40 mil votos. Depois, subiram para 60 mil. Agora, o que se comenta é que vai passar de 100 mil. Assim como na sua candidatura a governador, em 2006, quando saiu desacreditado e lá em baixo nas pesquisas, para depois vencer, assim também está acontecendo agora com Alcides Rodrigues, candidato a deputado federal na chapa de Ronaldo Caiado. O ex-governador é considerado favorito para a eleição para a Câmara dos Deputados. E com volumosa votação.

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO É GRAVE

Para manter o pagamento do funcionalismo em dia, a qualquer preço, pelo menos até a data da eleição, o governo do Estado está atrasando todos os pagamentos – inclusive dos programas sociais. A Bolsa Universitária, por exemplo, não faz repasses para as faculdades, em alguns casos, há oito meses. Desde julho, ninguém recebe. Milhares de estudantes universitários estão sendo obrigados a pagar as mensalidades do próprio bolso, enquanto as campanhas de Zé Eliton e Marconi Perillo exaltam a Bolsa nos programas de TV. As parcelas dos consignados também não estão sendo repassadas aos bancos. E o Ipasgo restringiu ao máximo o atendimento aos seus segurados.

 

ZÉ VITTI DESLIGOU OS MOTORES

O presidente da Assembleia Zé Vitti desacelerou a sua participação na campanha de Lúcia Vânia, de quem é o 1º suplente. No início, ele chegou a atuar com intensidade quase diária, mas agora desligou os motores. Não se sabe se houve alguma coisa entre Vitti e Lúcia, mas, pelo temperamento da senadora, não é de se descartar.

 

EM RESUMO

  • A Tendências Consultoria, que acaba de incluir Goiás entre os 10 Estados mais competitivos do Brasil, tem um contrato milionário com o governo deste os tempos de Marconi Perillo. Isso tira credibilidade do ranking.

 

  • Vanderlan Cardoso, que é evangélico do pé rachado, recebeu um aviso de Deus de que será o 2º colocado na disputa pelas duas vagas ao Senado. Como esqueceu-se de perguntar ao Criador, não sabe quem será o 1º.

 

  • Zé Eliton não cumpriu o compromisso de ajudar os candidatos proporcionais da coligação liderada com PSDB e o resultado aí está: a maioria só cuida das suas próprias campanhas. Zé foi atirado ao mar.

 

  •  A agressividade de Maguito Vilela nas críticas e ataques a Ronaldo Caiado assustou até os mais entusiasmados adeptos da candidatura do filho Daniel. O que se diz é que se trata de dor de cotovelo não curada, antiga.

 

  • Incrível, fantástico, extraordinário: na última pesquisa Serpes, Zé Eliton só alcança 2,2% das intenções de voto na região Sudoeste. Mas melhorou: na anterior, só estava com 1,1%. Como é que se ganha eleição assim?

 

  • O deputado federal Jovair Arantes está a ponto de romper com a campanha de Zé Eliton. Tem a ver com a manipulação de colégios eleitorais para favorecer candidatos do peito do Palácio das Esmeraldas.

 

  • Marqueteiros e comunicólogos da campanha tucana estão dando clara preferência para a eleição de Marconi Perillo para o Senado e preterindo Zé Eliton. Mas há um, infiltrado entre eles, que apoia Jorge Kajuru.

 

  • A TBC repassou vídeos de programas antigos para alimentar os ataques da campanha de Zé Eliton contra Ronaldo Caiado. É um comportamento antiético e que pode acabar provocando punições da Justiça Eleitoral.

 

  • Lúcia Vânia não aprova a linha de ataques rasteiros a Ronaldo Caiado, adotada por Zé Eliton e Marconi Perillo. Ela confidenciou a jornalistas que não acredita na estratégia e que Caiado mostrou trabalho no Congresso.

Fotos: Luciana Lombardi