PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 12 De Julho De 2021

12/07/2021 às 11h58


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

“CONSULTA ÀS BASES” EXIGIDA POR MENDANHA E PAULO CEZAR VAI TRAZER ÚNICO RESULTADO POSSÍVEL: ALIANÇA COM CAIADO

A propalada “consulta às bases” do MDB que o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e o deputado estadual Paulo Cezar Martins exigem antes do fechamento da aliança entre o presidente estadual Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado não passa de uma grande ilusão de quem a propõe. Para que essa avaliação ocorra, pode, por exemplo, ser convocada a Comissão Executiva do partido, composta por 146 membros, na qual a maioria esmagadora segue a orientação de Daniel. Ou, então, acionar prefeitos, presidentes de diretórios, deputados e os vereadores de Goiânia, por exemplo, para a apresentação de um manifesto a favor da coligação com o DEM. Ou, ainda, realizada uma pesquisa entre os emedebistas, a cargo, por exemplo, do tio de Daniel, Gean Carvalho, do Instituto Fortiori, ou de qualquer outra empresa, que naturalmente apontará o que já se sabe desde já, ou seja, que a posição pelo acordo com Caiado é majoritária dentro do MDB. Mendanha e Paulo Cezar repetem como papagaios, diariamente, que a solução final para a legenda, diante das eleições de 2022, só pode vir depois dessa “consulta às bases”, insinuando que daí surgirá alguma contrariedade ante a aproximação com o atual governador. Bobagem. Daniel Vilela, sem praticamente esforço algum, vai promover a sondagem, que trará o resultado previsto e antecipado, deixando os dois e seus parcos seguidores obrigados a acompanhar a decisão de fechar com a reeleição do atual governador. É jogo jogado, vencido por quem aprendeu a fazer política e tem como antagonistas internos, no MDB, um prefeito imaturo e inexperiente e um parlamentar destrambelhado.

MAU PASSO DE JÂNIO DARROT FILIANDO-SE AO PATRIOTA ESTÁ CADA VEZ PIOR

O ex-prefeito de Trindade e megaempresário Jânio Darrot desapareceu. Não é visto em parte alguma nem atende a jornalistas. Desde que o Patriota, partido que escolheu após a desastrada decisão de deixar o PSDB, onde, se quisesse, seria candidato a governador, entrou em convulsão interna e afastou a filiação de Jair Bolsonaro, que ele, Jânio, se conscientizou do mau passo que deu ao ingressar no partido. Pior ainda: as pesquisas que mostram a péssima avaliação do presidente e seus índices de intenção de votos, abaixo da metade do que Lula alcança, confirmam que ligação com o bolsonarismo é suicídio político – projeto que Darrot alimentava, convencido pelo seu guru Jorcelino Braga, bom de marketing em Goiás, mas péssimo para avaliações da política nacional. Se quiser sobreviver mantendo alguma liderança no cenário estadual, o ex-prefeito só tem como saída desfiliar-se do Patriota e procurar um partido de verdade, talvez até o próprio PSDB, para se candidatar a deputado federal, eleição que, cavalgando uma montanha de dinheiro, ninguém perde.

MARCONI E ZÉ ELITON NÃO APRENDEM E CONTINUA RELEMBRANDO O PASSADO

Os discursos de Marconi Perillo e José Eliton na recepção ao governador João Dória, em Goiânia, repetiram o velho erro de rememorar as gestões passadas e propor uma comparação com a administração do governador Ronaldo Caiado. Não há equívoco maior: a política e seu objetivo prático superlativo, que é vencer as eleições, é feita com propostas para o futuro e não apontando para o retrovisor. A essência da campanha fracassada do PSDB em 2018 foi justamente se fixar na apresentação de um relatório das obras e programas implantados nos governos do partido, exigindo o voto de gratidão do eleitor, enquanto Ronaldo Caiado falava do que poderia ser Goiás se ele ganhasse a eleição – e venceu com facilidade, no 1º turno, enquanto seus principais adversários perdiam tempo rememorando supostas glórias de antigamente. Espanta que, diante de tudo isso e de um fiasco tão acentuado como o do último pleito para o governo, Marconi e Eliton sigam insistindo nessa argumentação saudosista de que, um dia, algo foi feito de bom pelo povo de Goiás. Ninguém se interessa e nem muito menos a maioria se lembra, dada a velocidade da circulação de informações no mundo de hoje.

PELA PRIMEIRA VEZ, ELEIÇÕES PARA A OAB-GO TÊM UMA CANDIDATA

As eleições desde ano para a presidência da OAB-GO, marcadas para 30 de novembro, mostram um avanço notável para a categoria: pela primeira vez, uma mulher é candidata. Trata-se da procuradora do Estado de Goiás Valentina Jungmann, que faz parte da atual diretoria na condição de conselheira federal, mas abriu dissidência para apresentar o próprio nome ao divergir da indicação do presidente da Escola Superior de Advocacia Rafael Lara Martins como representante do grupo situacionista com o apoio do presidente Lúcio Flávio de Paiva, cabo eleitoral número um junto aos advogados goianos. Detalhe: as pesquisas iniciais mostram que Valentina Jungmann não tem consistência eleitoral, pelo menos por enquanto. Os dois favoritos, segundo esses levantamentos, dos institutos Fortiori e Serpes, são Rafael Lara Martins e Pedro Paulo de Medeiros (esse pela oposição).

JOÃO CAMPOS NÃO SERÁ IMPECILHO PARA ALIANÇA REPUBLICANOS-DEM

Não parece impossível uma composição entre o DEM e o Republicanos, para as eleições do ano que vem, mantendo-se a chapa projetada – o governador Ronaldo Caiado, seu vice Daniel Vilela e tendo Henrique Meirelles como candidato ao Senado. João Campos, apostando-se não teria dificuldades em abrir nome da sua pretensão senatorial, desde que recebesse garantias para novamente pleitear a Câmara dos Deputados.

UNIÃO ENTRE CAIADO E DANIEL VILELA CRIA NOVO EIXO DE PODER EM GOIÁS

Dois dos políticos mais intransigentes e durões, digamos assim, que Goiás já viu em todos os tempos, mudaram completamente as suas trajetórias pessoais e evoluem AGORA para uma aliança, nas eleições de 2022, capaz de se constituir em um eixo de poder tão sólido que poderá durar anos e anos – como vai ser o resultado da união do governador Ronaldo Caiado e o presidente estadual do MDB Daniel Vilela para passar uma borracha no passado e criar uma nova realidade para o Estado de Goiás. Daniel foi adversário de Caiado em 2018, em uma eleição que o emedebista não tinha a menor condição de vencer, mas na qual procurou marcar presença atirando pesado no concorrente. Este, por sua vez, nunca foi de contemporizar com quem quer que seja, muitas vezes até chamando para resolver no braço. O emedebista despontou na política na sombra do pai, o conciliador Maguito Vilela, mas mostrando estopim curto e intolerância com quem atravessava seu caminho, o que o levou a um dos maiores erros que um presidente de partido já cometeu no Estado, qual seja a expulsão dos prefeitos do MDB que corretamente não apoiaram a sua candidatura suicida a governador, cansados de 20 anos de derrotas, como deixou bem claro – e, repetindo, coberto de razão – o prefeito de Catalão Adib Elias. Tudo isso agora é passado. O que vem aí é uma realidade completamente nova para a política em Goiás.

EM RESUMO

  • A suplente de vereador Priscilla Tejota, ex-mulher do vice-governador Lincoln Tejota, deve assumir na Câmara Municipal no lugar de Sabrina Garcez, que vai para o secretariado de Rogério Cruz.

 

  • Priscilla Tejota é do PSD e terminou o pleito de 2020 com um resultado espetacular ou 4.156 votos, porém insuficientes, já que o partido só fez quociente eleitoral para Lucíula do Recanto e Sabrina Garcez.

 

  • Adeus reeleição: no último Datafolha, a maioria considera Jair Bolsonaro incompetente (58%), desonesto (52%), pouco inteligente (57%), falso (55%), indeciso (57%), autoritário (66%) e despreparado para a Presidência (62%).

 

  • Desde 1998, o MDB foi derrotado seis vezes consecutivas para o governo do Estado – balanço altamente negativo que agora é a principal justificativa para a aliança com o governador Ronaldo Caiado.

 

  • A visita do governador de São Paulo João Dória a Goiânia, para promover a sua candidatura presidencial, transcorreu em clima gelado, sem entusiasmo entre os poucos tucanos que foram à recepção.

 

  • Fora O Globo, que publicou uma matéria, nenhum outro veículo da imprensa nacional cobriu os passos de João Dória em território goiano. Foi somente na mídia estadual que houve algum destaque.

 

  • Discretamente, Iris Rezende movimenta-se como embaixador da boa vontade para pacificar as relações entre Daniel Vilela e Adib Elias – com a surpreendente ajuda do prefeito de Rio Verde Paulo do Vale.

 

  • a “Maratona da Vacinação” lançada neste fim de semana teve o objetivo político de recuperar parte dos desgastes que Rogério Cruz vem sofrendo com a lambança no processo de imunização na capital.

 

  • A aproximação entre os deputados Talles Barretos e Lucas Calil com o governador Ronaldo Caiado é irreversível e serve para esvaziar ainda mais a oposição em Goiás, principalmente quanto ao PSDB.