Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 10 de setembro de 2018

10/09/2018 às 08h46


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

REJEIÇÃO A MARCONI DOMINA A CAMPANHA

Candidato majoritário em 1º lugar absoluto no quesito “Em quem você na votaria de jeito nenhum?”, Marconi Perillo passou a ser o principal fator de referência negativa para a campanha de Zé Eliton – que também ocupa a liderança do ranking de rejeição para governador, em todas as pesquisas. Ataques ultra-agressivos, como o que Marconi fez contra a família Caiado, só fizeram piorar essa situação, confirmada pela última pesquisa disponível, a do Serpes, que aponta o tucano em 1º lugar no quesito rejeição, com 32,6%. Ele está de cabeça quente, mas, pelos discursos agressivos que anda fazendo, revela que não achou o rumo para superar essa situação danosa.

RIGOR EXCESSIVO DA JUSTIÇA ELEITORAL

As primeiras decisões da Justiça Eleitoral em Goiás reprimiram com rigor a estratégia de ataques na campanha para o governo. Inserções de baixa e média belicosidade, como a acusação a Ronaldo Caiado por ter integrado o grupo de Marconi Perillo, foram tiradas do ar. A pílula que mostrava uma família tendo a carona recusada por uma camionete com o adesivo de Caiado e por um Camaro com o seethru de Daniel Vilela, também foi suspensa. A decisão dos juízes eleitores parece meio exagerada, tolhendo o livre curso do debate eleitoral.

REAÇÃO DO ZÉ AGORA PASSOU PARA DIA 20

Depois de ver frustrados todos os prazos que marcou para uma reação de Zé Eliton na pesquisa, a campanha tucana agora alimenta a expectativa de ver o candidato crescendo a partir do dia 20 de setembro – quando faltarão pouco mais de 15 dias para o pleito. Nessa data, seria possível colher os efeitos da campanha de rua e na TV, imaginam. Mas, se nada acontecer, ninguém segura a debandada que sobrevirá, principalmente entre os tais 200 prefeitos que apoiariam o Zé, mas até agora não apresentaram trabalho, já que ele segue patinando nas pesquisas.

DE CADA 10 GOIANOS, 6 VOTAM EM CAIADO

Depois da publicação da pesquisa do instituto Serpes, que captou o efeito de mais de quatro dias de propaganda no rádio e televisão, resta pouca dúvida de que Ronaldo Caiado vencerá a eleição no 1º turno. Ele cresceu 2 pontos e está agora com 42,3%, muito, mas muito à frente de Zé Eliton e Daniel Vilela, empatados na faixa dos 10%. O índice de Caiado corresponde a fantásticos 62,11% dos votos nominais válidos, uma maioria esmagadora. Significa que, a cada 10 eleitores que vão comparecer às urnas, 6 votarão em Caiado, 1 em Zé Eliton, 1 em Daniel Vilela, 1 cravará branco ou nulo e 1 ainda está indeciso. O que poderia mudar esse cenário? Nada.

MANTER OU NÃO O DISCURSO AGRESSIVO?

A campanha de Daniel Vilela vive um dilema: o candidato deve manter ou não o discurso agressivo, que começou a desfiar contra os adversários nos debates e prosseguiu nas pílulas na televisão e no rádio? Os ataques foram duros e entusiasmaram a rala militância emedebista, mas esbarraram no fundado receio do QG emedebista de uma reação desfavorável do eleitor – já que, em campanhas eleitorais, esse tipo de postura costuma se voltar contra quem a adota.

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL EM POLVOROSA

Se tem uma eleição que pode trazer grandes surpresas nesta temporada é a de deputado federal. Como os gastos estão reprimidos por lei e severamente vigiados e também como ninguém sabe com exatidão como fazer a campanha, dado aos novos tempos (redes sociais ativas, morte da mobilização de rua e palanque eletrônico esvaziado), os candidatos enfrentam dificuldades para avaliar o seu potencial de votos. Estão com a orelha em pé: Marcos Abrão, Jean Carlo, Rubens Otoni, dona Iris Araújo, Célio Silveira, Jovair Arantes e delegado Waldir.

KAJURU TEM CHANCE REAL DE IR PARA O SENADO

O vereador Jorge Kajuru faz a campanha errada, mas ainda tem a chance de corrigir o rumo e chegar ao dia da eleição em condições reais de conquistar uma vaga no Senado. As últimas pesquisas têm indicado que o seu potencial de voto é muito grande e também que, por encarnar a oposição mais radical que existe no Estado a Marconi Perillo, pode absorver o efeito positivo, para a sua candidatura, da monumental rejeição ao nome do ex-governador tucano. Olha lá, leitor: Kajuru tem tudo para ganhar até em 1º lugar. Como são duas vagas, a 2º estaria em aberto.

EM RESUMO

  • O tempo passa, a campanha no rádio e na televisão avança, mas Marconi Perillo continua como sujeito oculto da campanha de Zé Eliton. Ele ainda não apareceu em nenhum programa do candidato tucano.
  • Acendeu a luz amarela para a reeleição do deputado federal Jovair Arantes: pesquisas que chegaram ao seu QG informaram que é grande o impacto negativo das denúncias contra ele em seus colégios eleitorais.
  • Há insatisfação na campanha de Daniel Vilela com os seus programas de televisão, considerados quadrados demais e excessivamente formais, sem criatividade ou originalidade para atrair a atenção dos eleitores.
  • Os programas de TV de Zé Eliton continuam apresentando Goiás como um lugar onde os problemas de Saúde, Segurança, Educação e Trabalho foram resolvidos. Em um deles, o Estado foi até chamado de “terra de sonhos”.Depois que misteriosamente desistiu de disputar a reeleição, o deputado federal Thiago Peixoto dividiu as suas bases entre Francisco Jr. e Lucas Vergílio, com preferência maior por este último.
  • Familiares e amigos mais chegados do ex-governador Marconi Perillo pressionam para que ele dê total atenção para a sua campanha ao Senado e deixe Zé Eliton, considerado caso perdido, por conta própria. 
  • Ronaldo Caiado inundou as redes sociais com vídeos mostrando benefícios que trouxe para os municípios goianos, através de emendas como deputado e senador. Um dos programas na TV foi dedicado ao assunto. 
  • A pesquisa Serpes/O Popular, pelo momento estratégico em que foi feita, a 28 dias da eleição e captando o efeito dos programas de televisão, pode ser considerada definitiva: nada mudou, a eleição é de Ronaldo Caiado. 
  • O principal conselheiro de Ronaldo Caiado é o prefeito de Formosa Ernesto Roller, hoje um dos políticos mais experientes da coligação democrata. É ele quem afina o discurso eleitoral do senador.