Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 08 De Julho De 2020

08/07/2020 às 20h39


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

CRÍTICAS A GOVERNOS SÃO DEMOCRÁTICAS, CLARO, MAS PRECISAM SER TEMPERADAS COM ALTERNATIVAS

Nenhum governante atravessa uma crise séria como a que sobreveio com a pandemia do novo coronavírus sem sofrer críticas e gerar polêmicas com as suas decisões. Nesse sentido, o governador Ronaldo Caiado parece mostrar consciência de que não espera unanimidade em torno das suas decisões, porém, no cenário político estadual, está faltando um componente para o seu necessário equilíbrio: como discorda do que Caiado faz para enfrentar a Covid-19, a oposição deveria apresentar alternativas para os caminhos que são seguidos e assim contribuir de alguma forma para superar o momento de dificuldades – infelizmente destinado a durar muito, ainda. Isso é válido principalmente para o PSDB, partido que esteve no poder nos últimos 20 anos em Goiás e, em tese, conta com experiência de governo suficiente para opinar e sugerir medidas importantes para minimizar o sofrimento da população. Só que, até agora, nenhum tucano disse nada de aproveitável, a não ser questionar, falar mal e ainda assim genericamente. Isso prejudica a credibilidade das críticas, que qualquer bom político sabe que devem ser temperadas com propostas para a superação dos problemas, melhorando a aceitação e a penetração dos segmentos que contestam as políticas públicas em andamento e deveriam oferecer alguma contribuição. As pesquisas recentes mostraram que Caiado tem uma aprovação elevada como governador, no geral, e maior ainda quanto especificamente à gestão da crise trazida pela chegada da pandemia a Goiás. Apenas palavras sem consequência, chavões e frases de efeito não vão funcionar contra uma blindagem dessa natureza, construída à base de posições fortes e defendidas com vigor, como é o estilo do governador.

OFICIALIZAÇÃO DE FRANCISCO JR. É O GATILHO DA CAMPANHA EM GOIÂNIA

A menos de 4 meses e meio do pleito municipal, adiado para 15 de novembro, a definição do PSD pela candidatura do deputado federal Francisco Jr. em Goiânia deve levar ao anúncio da decisão de Iris Rezende de disputar a reeleição e ao início da campanha – com todas as limitações impostas pelo novo coronavírus e praticamente restrita, até o início do horário eleitoral no rádio e na TV, às redes sociais e às mídias da imprensa tradicional. Mais do que isso, nesta temporada eleitoral, não haverá, mas, mesmo assim, não é conveniente deixar um postulante sozinho na raia, como vai acontecer com Francisco Jr. nesses primeiros dias após a oficialização do seu nome. É esse o gatilho, disparado já, para o início da campanha em Goiânia. Mãos à obra, candidatos.

JÂNIO DARROT DIZ QUE MARDEN JR. É “BEM AVALIADO”, MAS... CADÊ A PESQUISA

O prefeito de Trindade Jânio Darrot nega, é óbvio, mas está com a pulga atrás da orelha com o lançamento que fez do vereador Marden Jr. para a sua própria sucessão. O rapaz é novato na política e integra o Patriotas, o que o faz alvo da desconfiança da ampla base que o PSDB possui na política local – e essa base queria o experiente e popular vice-prefeito Gleysson Cabriny como candidato. Uma desculpa que Jânio Darrot tem dado para a escolha de Marden Jr. é que o rapaz seria “bem avaliado”. O que significa isso? Nada, se não existem pesquisas comprovando esse conceito de forma objetiva, isto é, através de dados matemáticos de opinião pública. Se eles não são apresentados, é chute. Quem tem pesquisa boa, publica na hora, bastando registrar na Justiça Eleitoral e ponto final. Jânio Darrot não tem.

COM VANDERLAN FORA DO PÁREO, REELEIÇÃO DE IRIS PASSA A SER 100% CERTEZA

Ao anunciar o deputado Francisco Jr. como candidato do partido a prefeito de Goiânia, afastando da disputa o senador Vanderlan Cardoso, o PSD quase que sem querer trancou o cenário eleitoral da capital e definiu Iris Rezende como o próximo prefeito, fácil, fácil. Vanderlan era o único possível concorrente que garantiria alguma possibilidade de enfrentamento diante de Iris, mas, ao se resguardar para enfrentar o governador Ronaldo Caiado em 2022, praticamente assegurou ao velho cacique emedebista a diplomação em mais um mandato – do qual sairá com mais de 90 anos e possivelmente encerrará sua carreira política, embora já tenha dito que só a morte o afastaria da política, sob a esfarrapada justificativa de sempre de que é um servidor do povo e que só se apresenta em eleições para atender a convocações da massa do eleitorado. Pelo sim, pelo não, o caminho ficou desimpedido para Iris. Não só. Virou moleza.

AÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS CONTINUAM BEM APROVADAS

Jornais têm mencionado pesquisas, embora sem divulgar detalhes, apontando para uma avaliação positiva da atuação do governador Ronaldo Caiado na gestão da crise do coronavírus. O instituto Paraná, há 2 meses, já havia mostrado que a população vê com muitos bons olhos a atuação do governador (o Paraná deu mais de 73% de aprovação quanto as medidas que tem adotado contra a pandemia). Agora, a coluna Giro, em O Popular, garante nesta semana que há novas pesquisas, inclusive encomendadas pela oposição, confirmando essa boa visão sobre as ações de Caiado. O falatório e a crítica que diariamente são despejados contra, pelo que se vê, não estão gerando qualquer prejuízo para a sua imagem e a sua popularidade, até agora. Enquanto isso, vamos aguardar a publicação de pesquisas com detalhamento, tal qual foi a do instituto Paraná.

EM RESUMO

  • Justiça se faça ao senador Vanderlan Cardoso: ele parou de verberar contra as medidas de combate ao novo coronavírus e deixou líderes empresariais como Sandro Mabel ou Marcelo Baiochi falando sozinhos.

 

  • A menos de 4 meses e meio para a eleição, chegou a hora da verdade para os candidatos a prefeito de Goiânia: ou mostram propostas consequentes para a capital ou se expõem como cabeças vazias e desprovidas de boas ideias. 

 

  • Uma vergonha as fake news a favor do prefeito de Anápolis Roberto Naves. Chega-se até a dizer que os demais candidatos, como a vereadora professora Geli, do PT, um ótimo nome, querem apenas disputar o 2º lugar.

 

  • Expectativa em Luziânia: o deputado federal Célio Silveira será ou não candidato a prefeito? Se for, o cenário eleitoral entra em desequilíbrio na cidade, onde ele nunca deixou de ser o mais votado em qualquer eleição.

 

  • A arrecadação de ICMS está se recuperando em Goiás, impulsionada pelos setores atacadista e de combustíveis. Cada um, em junho, registrou crescimento superior a 70%. Logo a seguir vem o varejo de alimentos, com alta de 40%.

 

  • Pesquisa divulgada pelo jornal O Hoje trouxe números que confirmam uma certa inação do prefeito Iris Rezende diante do novo coronavírus: 58% dos entrevistados acham que ele vai mal no combate à pandemia.

 

  • A nova Secretaria estadual de Retomada terá que se compatibilizar com a Secretaria da Economia, já que são áreas afins. O seu titular, portanto, sairá de um consenso onde a opinião da economista Cristiane Schmidt será fundamental.

 

  • A ex-senadora e secretária de Desenvolvimento Social Lúcia Vânia mergulhou. Depois de abrir, como esperado, áreas de atrito dentro do governo, ela se aquietou e vive hoje nitidamente uma fase paz e amor.

 

  • É unânime em Senador Canedo a impressão de que o prefeito Divino Lemes, do Podemos, que conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, não terá nenhum adversário capaz de oferecer risco para a sua reeleição.