Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

VACINAÇÃO

Zé Gotinha conscientiza sobre importância das vacinas

Objetivo é incentivar o aumento das coberturas vacinais contra a paralisia infantil, erradicada do país desde 1989

05/06/2024 às 11h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Secretaria da Saúde de Goiás programou várias ações de sensibilização com o Zé Gotinha, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024, em municípios da região metropolitana de Goiânia. O objetivo é incentivar o aumento das coberturas vacinais contra a paralisia infantil, erradicada do país desde 1989. 

Os Cmeis de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia participarão da mobilização, que já começa nesta quarta-feira (05/06).

ZÉ GOTINHA

A campanha, aberta no dia 27 de maio, vai até 14 de junho em todo o país e a meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 ano de idade a menores de 5 anos contra a poliomielite, o que equivale a cerca de 426 mil crianças. 

O Dia “D” será neste sábado (8/06), quando municípios são incentivados a deixar as unidades abertas das 8h às 17h para facilitar o acesso de pais e responsáveis às mais de 900 salas de vacinação em todo o estado. 

Em Goiânia, será montado um posto volante de vacinação no Parque Mutirama, uma parceria das secretariais municipal e estadual de saúde, com a presença do personagem Zé Gotinha.

HISTÓRICO

O Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada, no segundo semestre de 2024, quando o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral, acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar a morte.

Foto: Iron Braz