PUBLI PREFEITURA DE GOIÂNIA
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 17/09/2019
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

HEMOCENTRO

Unidade Móvel do Hemocentro coleta sangue neste mês de férias

Para doar sangue, é necessário que o voluntário tenha boas condições de saúde, de 16 anos a 69 anos e peso superior a 50 quilos

17/07/2018 às 08h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A direção do Hemocentro Estadual de Goiás (Hemoceg) tem adotado uma série de iniciativas com o propósito de possibilitar o aumento da doação de sangue, levando a estrutura para atendimento cada vez mais perto do cidadão. Nesta terça-feira (17), a Unidade Móvel do Hemoceg vai permanecer estacionada no pátio do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) para atender as pessoas que se dispuserem a doar o sangue em favor do próximo. Nos dias 27 e 28, a Unidade Móvel estará em Pontalina.

O diretor-geral do Hemoceg, Mauro Silva, informa que a estratégia visa aumentar o estoque de bolsas de sangue na unidade, fundamental nesta época do ano em função das férias. “Em julho, devido ao período de férias, normalmente aumentam os índices de acidentes e outras ocorrências graves, nas quais o sangue é imprescindível para salvar vidas”, sublinha. O Hemoceg, conforme diz, tem capacidade para armazenar 1,2 mil bolsas de sangue, mas atualmente têm em seu estoque apenas 150 bolsas.

O ideal, conforme Mauro Silva, é que o Hemoceg tenha armazenado em torno de 800 a 900 bolsas de sangue. O Hemocentro Estadual de Goiás abastece toda a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás, composta por 190 serviços de saúde localizados em todo o Estado. Além do Hemoceg, localizado em Goiânia, as ações de coleta, análise e distribuição do sangue são desenvolvidas pelos Hemocentros Regionais, localizados em Ceres, Catalão, Rio Verde e Jataí. Há, ainda, as Unidades de Coleta e Transfusão, sediadas em Iporá, Formosa, Quirinópolis e Porangatu.

Para doar sangue, é necessário que o voluntário tenha boas condições de saúde, de 16 anos a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Todos os interessados são submetidos à triagem, na qual é feita uma entrevista e exames clínicos para averiguação de doenças como Aids e hepatite.

Cronograma da Unidade Móvel

Data – 17 de julho

Horário – 8 horas às 17 horas

Local – Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo)

Endereço – Avenida Primeira Radial, Setor Pedro Ludovico

Data – 27 e 28 de julho

Horário – 8 horas às 17 horas

Local – Praça Justo Magalhães

Endereço – Setor Central, ao lado da Prefeitura de Prefeitura de Pontalina

Foto: Divulgação