PUBLICIDADE PREFEITURA DE GOIÂNIA
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 14/10/2019
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

COMBATE `

Prefeitura reforça trabalho de combate à dengue

Objetivo é conter o aumento de casos da doença neste período chuvoso, quando é mais propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti

09/10/2019 às 12h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforçou as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue . O trabalho é uma forma de prevenir e conter o aumento de casos da doença neste período chuvoso, quando é mais propício para a proliferação do mosquito.

Cerca de 550 agentes de endemias fazem o trabalho de manejo ambiental, visita domiciliares e orientação aos moradores, que devem ser um dos principais aliados no combate à dengue.

Este ano as Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) serão ampliadas. Além das regiões Leste,Norte e Oeste, as estações serão levadas também para região Noroeste. Os resultados mostraram que nas áreas onde foram instaladas as EDL houve redução da quantidade de ovos do mosquito.

O aplicativo “Goiânia contra a dengue” também está sendo renovado para que a população possa fazer denúncias de locais onde há criadouro do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca ainda parcerias com instituições para garantir que as ações tenham eficácia. A SMS vai se reunir com o Sindicato da Construção Civil (Seconci) para dar início ao projeto "Caçadores de Mosquito", que designará um operário para ser responsável por vistoriar a obra e evitar o acúmulo de água .

Em breve a prefeitura lançará uma campanha publicitária de orientação e conscientização sobre os cuidados que se deve tomar para evitar a dengue e sobre a importância da adesão de todos os moradores na guerra contra a doença.

Em 2018 foram notificados 32.342 casos, com 21 mortes. Em 2019, até setembro, são 29.510, com 10 mortes em Goiânia.

"A chegada do período chuvoso é preocupante quando se fala em dengue, por isso,já reforçamos algumas ações e já encaminhamos outras para que não tenhamos surpresas com índices altos de casos notificados. Mas é preciso que a população nos ajude nesse combate, pois muitas vezes os focos do mosquito Aedes aegypti estão mais perto do que a gente imagina, dentro das próprias casas. Cada um cuidando do seu espaço e a prefeitura assegurando políticas públicas de combate , vamos vencer o mosquito da dengue", afirma a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.