A Prefeitura de Goiânia, por meio da pasta de Mobilidade, faz alerta aos condutores sobre o risco de dirigir manuseando o aparelho telefônico, com objetivo de prevenir acidentes e priorizar a vida dos usuários da via pública.
Em 2024 já foram registradas 37.559 autuações, 30.322 em 2023, e 12.887 em 2022. De acordo com o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segurar o aparelho celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é permitido falar ao celular, na direção, nem mesmo utilizando fone de ouvido.
“Estamos sempre fazendo ações educativas de conscientização com nossos agentes de Educação para o Trânsito. Nosso objetivo é conscientizar o usuário da via pública sobre o risco quando é praticada essa ação ao dirigir usando o celular”, afirma o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de sinistros no trânsito, o que compromete a segurança de condutores e de pedestres. Outro estudo, realizado pela instituição inglesa RAC Foundation, afirma que enviar mensagens pelo celular é capaz de retardar o período de reação do motorista em 30%.
Além disso, um estudo da Associação Brasileira de Medicina e de Tráfego (Abramet) indica que digitar uma mensagem no momento em que o condutor conduz um veículo a 80 km/h é equivalente a dirigir com um dos olhos vendados, porque ele perde o campo de visão de 360º, que é possibilitado pelo auxílio do retrovisor.
Entenda os tipos de infrações do uso do celular:
Dirigir veículo falando celular:
Quando o condutor está segurando o celular em uma das mãos enquanto dirige:
Quando o motorista estiver manuseando o celular enquanto dirige:
– Multa: R$ 293,47
– Pontuação na CNH: 7 pontos