Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

SAÚDE

Por conta da 2ª onda de covid, Goiás suspende cirurgias eletivas

Decreto foi postado no Diário Oficial do Estado de Goiás (DO) na segunda-feira (1)

03/03/2021 às 08h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Em razão do agravamento da 2ª onda de covid-19, Goiás suspendeu cirurgias eletivas – que não são de emergência – nesta segunda-feira (1). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás (DO).

De acordo com o texto, ficam suspensos todos procedimentos cirúrgicos eletivos que tenham a necessidade de usar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou enfermaria. Há exceção aos procedimentos relacionados à oncologia, cardiologia, neurologia intervencionista e neurocirurgia.

O texto também permite as cirurgias ambulatoriais, ou seja, sem a necessidade de leito de internação, desde que respeitados todos os protocolos sanitários. Vale ressaltar que, de acordo com o texto, deverá ser realizada imediatamente cirurgia em todos os pacientes – com indicação cirúrgica – que estejam internados nas unidades estaduais de saúde no momento da publicação do documento, respeitando a programação operacional do hospital.

Confira o decreto na íntegra:

Art. 1o – Suspender todos os procedimentos cirúrgicos eletivos que possam envolver a necessidade complementar de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e/ou enfermaria, conforme avaliação do médico assistente, com vistas à possível necessidade assistencial destes leitos.

Parágrafo único. Ficam excepcionalizados os procedimentos relacionados à oncologia, cardiologia, neurologia intervencionista e neurocirurgia.

Art. 2o – Realização imediata de cirurgia em todos os pacientes com indicação cirúrgica que estejam internados nas unidades estaduais de saúde no momento da publicação desta portaria, respeitando-se a programação operacional do hospital.

Art. 3o – Ficam permitidas as cirurgias ambulatoriais, ou seja, sem a necessidade de leito de internação, desde que respeitados todos os protocolos sanitários.

Art. 4o Esta Portaria revoga a Portaria no 229/2021 – SES, e as disposições em contrário.

Art. 5o – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

O último boletim epidemiológico, desta terça-feira (2), mostra que 401.134 mil casos foram confirmados em Goiás. Destes, 8.445 morrerem em razão das complicações causadas pela covid-19 no Estado.