Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

POLÍCIA FEDERAL

PF investiga venda de 12 mil munições dos EUA ao Brasil ilegalmente

A operação batizado de “Golden Gate” cumpre sete mandados de busca e apreensão em Goiânia e Trindade. Uma ordem judicial de busca e um mandado de prisão contra um goiano também é realizada na cidade de São Francisco (EUA)

01/03/2024 às 12h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Polícia Federal (PF) encontrou armas ilegais com Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) suspeitos de compor grupo de tráfico internacional de munições dos Estados Unidos (EUA) para Goiás. A operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (29/2).

A operação batizado de “Golden Gate” cumpre sete mandados de busca e apreensão em Goiânia e Trindade. Uma ordem judicial de busca e um mandado de prisão contra um goiano também é realizada na cidade de São Francisco (EUA). Ele é apontado como responsável pela logística do crime, que usa contêineres com munição para fazer a importação.

De acordo com a investigação, em setembro de 2021, durante fiscalização da Receita Federal no Porto de Santos (SP), mais de 12 mil munições de uso restrito foram encontradas em um contêiner vindo dos Estados Unidos, destinado a um morador de Goiânia. A corporação informou que há munições adquiridas nos Estados Unidos, acompanhadas de notas fiscais de compra emitidas nesse país, em nome de moradores de Goiás.

Até o momento, a PF já havia apreendido 15 armas de fogo, milhares de munições, além de 12 mil Reais, e US$ 61.700 (dólares) em espécie com os investigados, que são todos CACs.

Além da ação em Goiás, os agentes também cumpriram, com o apoio de agências internacionais, um mandado de prisão e outro, de busca e apreensão, contra um goiano que mora nos EUA há 20 anos. Nomes e idades dos presos, e demais investigados não foram divulgados.

De acordo com a PF, devido as investigações, eles tiveram seus registros suspensos e a determinação de apreensão de suas armas de fogo e munições. Eles podem responder por organização criminosa e tráfico internacional de munições.