Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

GOIÁS

Operação prende 20 suspeitos de causar prejuízo de R$ 47 milhões a banco

Batizada de Operação Crédito Reverso, a operação realizada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) começou após o próprio banco notar as movimentações e denunciar o caso à polícia

30/08/2023 às 07h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Uma operação da Polícia Civil prendeu 20 pessoas suspeitas de causar um prejuízo de R$ 47 milhões a um banco, por meio de transações com máquinas de cartão em empresas fantasmas. Ao todo, 41 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Anápolis, Crixás e Corumbá de Goiás. O caso aconteceu nesta terça-feira (29).

Batizada de Operação Crédito Reverso, a operação realizada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) começou após o próprio banco notar as movimentações e denunciar o caso à polícia. “Os envolvidos, então, solicitavam o adiantamento dos pagamentos e, posteriormente, empregavam métodos para lavar o dinheiro proveniente dessas atividades ilegais”, mencionou a PC.

Segundo a corporação, os criminosos praticavam o golpe há cerca de 9 meses. “A estratégia dos criminosos envolvia a solicitação de diversos cartões da instituição financeira em seus próprios nomes, bem como em nomes de “laranjas”. Além disso, o grupo requisitava máquinas de cartões da empresa adquirente, também em nome de laranjas, empresas “fantasmas” ou mesmo empresas cooptadas”.

De acordo com o delegado do caso, Thiago Martimiano, até as 15h desta terça-feira, quatro suspeitos de cometer o crime ainda estavam foragidos. Ao todo, foram expedidos 24 mandados de prisão.