Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

SAÚDE

Metrobus e Iquego oferecem testes de glicemia em terminais do Eixo Anhanguera

Ação faz parte das celebrações do Dia Mundial de Combate ao Diabetes

13/11/2019 às 19h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Metrobus, em parceria com a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), vai oferecer na próxima quinta-feira, dia 14, nos terminais Padre Pelágio (das 7h30 às 11h) e Novo Mundo (das 15h às 18h) testes de glicemia e de pressão arterial gratuitos para os passageiros.

O presidente da Metrobus, Paulo Reis, e da Iquego, Denes Pereira, estarão no Terminal Padre Pelágio às 9h para explicar a operação que deve atender público estimado em mais de 1000 pessoas.

O teste é rápido e bem simples. Com apenas uma gotícula de sangue colhida para análise no aparelho aferidor, e o resultado fica pronto em segundos. Todos podem fazer e não precisam estar em jejum.

O trabalho faz parte das celebrações do Dia Mundial de Combate ao Diabetes. “A expectativa é de que devemos ampliar esse serviço e fazer com maior regularidade, visto que a procura pelos testes é grande, especialmente porque fica mais prático para a comunidade esse acesso aos terminais”, diz o presidente da Metrobus, Paulo Reis.

Dados do Ministério da Saúde informam que em Goiânia 7,2 % da população sofre da enfermidade. Em Goiás, cerca de 300 mil pessoas têm a doença que vitimou, entre 2010 e 2016, 10.493 pessoas. Os dados são de 2017.

Estudos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apontam que 40 milhões de brasileiros possuem nível elevado de glicemia de jejum, entre 100 e 125 mg/dl. A SBD diz ainda que 25% deste total pode desenvolver o diabetes tipo II.

Ações práticas para a população

"A população precisa de ações práticas", afirma o presidente da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), Denes Pereira, que agradece a parceria da Metrobus. “A população precisa de ações que dão resultado imediato e preventivo. No teste é possível destacar alguma alteração nos níveis de glicose. O exame não é um diagnóstico, mas pode dar uma boa noção de qualquer anormalidade nos índices glicêmicos, ainda que resultados definitivos devam ser confirmados em laboratório”, diz.

Para Denes, com as portas da Metrobus abertas para ações desse porte, forma-se um eixo fundamental de serviços que são de utilidade pública para os transeuntes.

“Em caso de alerta, a pessoa tem a oportunidade de buscar tratamento adequado para que a doença não evolua e traga complicações mais graves ou até mesmo a morte”, comenta.

Pelo trabalho da Indústria Química, este ano, mais de cinco mil pessoas já fizeram o teste em ações de grande público como nos mutirões da Prefeitura de Goiânia e Festa de Trindade.

Apoiam a ação, a Faculdade Estácio de Sá, Prefeitura de Goiânia, por meio do SAMU, e Secretaria de Estado da Saúde.

Diabetes

A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia. Altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.