Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 25/10/2020
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

MEIO AMBIENTE

Ecobarreira será lançada no rio Meia Ponte neste fim de semana

A intenção do projeto é diminuir resíduos flutuantes no rio

16/10/2020 às 15h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O rio Meia Ponte está vivendo uma situação difícil. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás(Semad) são uma tonelada de lixo que chega as suas águas, principalmente no período de chuvas. A Voluntariis Eco chefiada pelo professor e ambientalista Márcio Ferreira junto com a E-ALCAT, projetou uma ecobarreira com objetivo de remover todo resíduo flutuante e doar 100% do que for recolhido para empresas de reciclagem.

Márcio revelou que essas barreiras pode ser consideradas como modelo para conscientizar a população sobre o meio ambiente.

“Essas barreiras servem como uma mudança de consciência para a toda a população, que passa a dar a correta destinação para o seu lixo produzido, evitando assim que cheguem aos nossos mananciais.”

Mesmo a ideia da ecobarreira não ser novidade, a sua instalação na Grande Goiânia é novidade. Ele usa bombonas de 50 litros que servem como flutuadores e também como obstáculo para o lixo. Para que continue juntas, é utilizada uma rede forte o bastante para impedir que a força da água arrebente e acabe com todo o trabalho realizado.

Segundo Ferreira, a maioria dos materiais para construção da ecobarreira foram doadas por empresas e intuições. A instalação será próximo a ponte das avenida das Cerâmicas no Jardim Califórnia, região leste da capital. O lançamento da barreira será no próximo domingo(18) às 10h. Antes haverá um pedalada ecológica partindo do Paço Municipal às 7:30 em direção com a local onde a barreira será construída. O evento contará com os grupos envolvidos no projeto e autoridades locais.