Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 07/12/2019
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

SAÚDE

Dia D contra o sarampo acontece neste sábado (30), em Goiânia

Em Goiânia foram registrados, em 2019, 80 casos suspeitos de sarampo, dos quais 58 eram residentes em Goiânia

29/11/2019 às 10h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Acontece neste próximo sábado (30) o Dia D contra o sarampo, em Goiânia. Este dia faz parte da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo.

Em Goiânia foram registrados, em 2019, 80 casos suspeitos de sarampo, dos quais 58 eram residentes em Goiânia.

O objetivo da campanha é vacinar os adultos, de 20 a 29 anos, porém, a população de seis meses a 49 anos de idade poderá receber a dose de acordo com a situação vacinal.

Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, neste próximo sábado (30) acontece o Dia D contra o sarampo. Na capital, a abertura da campanha será no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico.

Este Dia D contra o sarampo faz parte da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. Na primeira semana desta etapa foram aplicadas 4.085 doses da vacina tríplice viral.

Já em pessoas de 20 a 29 anos foram administradas até o momento, 1.500 doses.

No Dia D contra o sarampo vacina estará disponível em 67 postos de vacinação

Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, neste Dia D contra o sarampo a vacina tríplice viral estará disponível em 67 postos de vacinação, que vão funcionar de 8 horas às 17 horas.

Além disso, ressalta-se que o atendimento neste dia acontecerá sem interrupção. Ainda segundo a prefeitura, além das unidades públicas de saúde, haverá vacinação no Shopping Passeio das Águas.

No Brasil já foram confirmados este ano 4323 casos de sarampo, em 18 estados. Em Goiânia foram registrados, em 2019, 80 casos suspeitos de sarampo, dos quais 58 residiam na Capital. Destes, três casos foram confirmados, 41 descartados e 14 permanecem em investigação.

Sarampo

Esta é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e mortes.

O sarampo pode atingir particularmente crianças desnutridas e menores de cinco anos. A transmissão da doença acontece de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Sintomas

Os sintomas do sarampo incluem febre alta, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.