Publi 286806
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 01/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

CUIDADOS

Detran destaca importância da revisão veicular antes de viagens

Principais falhas apontadas em acidentes estão relacionadas à falta de manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e água e sistema de iluminação

09/02/2024 às 08h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alerta os condutores sobre a necessidade de fazer a revisão veicular antes de pegar a estrada. Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas.

Conforme a pesquisa, as principais falhas apontadas em acidentes estão relacionadas à falta de manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e água e sistema de iluminação. Por isso é necessário fazer a revisão preventiva.

Só no ano passado, 14.086 veículos foram flagrados circulando em mau estado de conservação em Goiás. A infração grave é passível de punição com multa de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação do proprietário e retenção do veículo até que o problema seja sanado.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o principal problema não é a multa. 

“O veículo mal conservado vai dificultar as manobras, especialmente, a frenagem. Isso eleva significativamente o risco de acidente de trânsito”, pondera.

Para Delegado Waldir, com o período chuvoso, a preocupação deve ser ainda maior. “Com a chuva, um pneu careca tem mais chance de derrapar; um limpador de para-brisa danificado vai prejudicar a visibilidade do condutor; e um farol ou seta queimados vão fazer muita diferença. Isso coloca em risco a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas de todos que compartilham as vias públicas”, destaca.

REVISÃO VEICULAR PREVENTIVA

O Detran-GO orienta que a manutenção preventiva do veículo seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. Na checagem, além do nível do óleo, freios, amortecedores, também é necessário verificar a parte elétrica, como luzes e o funcionamento do cinto de segurança.

A manutenção preventiva também beneficia o bolso do proprietário do veículo. Cuidar do carro antes que alguma peça esteja com o funcionamento comprometido, custa, em média, 30% menos que fazer a checagem de rotina.

A calibragem correta dos pneus reduz em até 4% o consumo de combustível.

Os pneus merecem atenção especial. Quando estão carecas, reduzem a capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e elevam o risco de aquaplanagem. O pneu careca é liso, não possui sulcos ou gomos para escoamento da água em dias chuvosos. Assim, o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controle do veículo e causar um acidente.