Publi PROPEG
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 26/09/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

SAÚDE

Com aumento de casos, Saúde estimula vacinação contra meningite

Doença pode deixar sequelas graves e levar a óbito, atacando membranas cerebrais e medula espinhal

20/09/2024 às 08h19


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Infecção causada por vírus, bactérias e fungos, a meningite tem avançado em Goiás, com registro de 23 mortes em 2024. Esta situação levou a Secretaria de Saúde (SES) a intensificar as ações de alerta e estímulo à vacinação, principalmente de crianças e adolescentes. 

Em entrevista ao programa TBC News na quarta-feira (18/09), a superintendente de Vigilância em Saúde Pública da SES, Flúvia Amorim, reforçou a importância da imunização como forma de prevenir a doença.

“Para a saúde pública, os três tipos de meningite principais são a baceriana miningocócia, a meningite causada por hemófilos Influenza B e a meningite pneumocócica. Para os três tipos a rede de saúde pública tem disponibilidade de vacinas”, explicou Flúvia Amorim, 

Ainda, ela ressaltou que é fundamental que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para colocar em dia as vacinas e atualizar o cartão vacinal. 

A meningite é uma doença séria, capaz de deixar sequelas como surdez e pode levar a óbito. A doença ataca as membranas cerebrais e a medula espinhal. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca e fraqueza.