PUBLI PREFEITURA DE GOIÂNIA
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2019
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

TRANSPORTE

Citybus 2.0 entra em operação na próxima segunda

Primeiro transporte coletivo por aplicativo de celular da América Latina inicia sua fase de teste em Goiânia

08/02/2019 às 17h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Começa na próxima segunda-feira (11)ro, a fase de testes do CITYBUS 2.0. O transporte coletivo por aplicativo de celular, um serviço da HP Transportes, passou por mais de dois anos de estudos para chegar às ruas de Goiânia. O novo serviço complementar vai rodar, inicialmente, pelo Centro Expandido da capital, que compreende 11 bairros: como os Setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto. A frota inicial é de 14 miniônibus, que poderá ser aumentada, caso haja demanda nestes seis meses de projeto piloto. O aplicativo CITYBUS 2.0 pode ser baixado de qualquer loja de celular a partir do dia 10 de fevereiro.

 O QUE É O CITYBUS 2.0?

É um serviço de transporte coletivo por aplicativo de celular em que o usuário escolhe seu destino, confirma a viagem e é direcionado para o ponto virtual, onde deve pegar o miniônibus que será identificado na plataforma. É um serviço confortável, rápido, seguro e tem como base o descolamento em pequenas distâncias.

ESTE SERVIÇO EXISTE EM OUTRAS CIDADES?

Na América Latina, Goiânia é a primeira cidade a receber o CITYBUS 2.0. Mas o parceiro tecnológico da HP neste projeto já possui operações semelhantes em outras 50 cidades nos EUA, Europa, Canadá e Ásia. Como Amsterdã, Nova York, Washington e outras.

O CONCEITO

O CITYBUS 2.0 é um projeto que nasceu a partir de pesquisas feitas pela HP Transportes que identificou queda de usuários no transporte coletivo convencional. O estudo refletiu um desejo do consumidor pela escolha de suas próprias rotas e viagens mais curtas, que atualmente, não são contempladas pelo serviço de transporte comum. Neste contexto, surgiu o CITYBUS 2.0 para atender a uma demanda da sociedade, mas também para dar sua contribuição à mobilidade na nossa capital. Por dia, os 14 miniônibus podem tirar até 650 carros das ruas. A HP quer trazer uma reflexão sobre o papel de cada cidadão para com a cidade e a sua responsabilidade com a mobilidade. Um mundo melhor é coletivo, as cidades são de todos e o transporte impacta na mobilidade e no bem-estar da saúde, de seus habitantes e das cidades, também. Por isso, o CITYBUS 2.0 é uma oportunidade para quem ainda não é usuário do transporte coletivo, aderir a este movimento em prol da mobilidade.

QUANTO TEMPO VAI DURAR A FASE DE TESTE?

Cerca de 6 meses. Tempo suficiente para usuários e empresa avaliarem o serviço e aprimorá-lo.

QUAL O NOME DO APLICATIVO E COMO BAIXÁ-LO?

O APP se chama CITYBUS 2.0. Para baixá-lo, basta entrar na loja de celular e baixar o APP gratuitamente. O CITYBUS 2.0 possui versões para iOS e Android. É necessário fazer um cadastro, aceitar as condições de uso e o usuário já pode começar a usar. O aplicativo do CITYBUS 2.0 já estará disponível a partir do dia 10 de fevereiro.

COMO USAR O APP CITYBUS 2.0?

Depois de baixar o APP e fazer o cadastro, o usuário já pode solicitar a viagem. No mapa, há identificação dos locais de partida e de destino. O APP vai indicar um miniônibus disponível. Em seguida, vai direcionar o usuário para o ponto virtual mais próximo dele para que possa pegar o mini ônibus. Como o serviço é coletivo, o usuário terá que se deslocar alguns metros para pegar o transporte. O ponto virtual é identificado na plataforma, assim, como o mini ônibus e o motorista. Ao entrar no veículo, ele será identificado e seguirá viagem até seu destino.

QUANTO CUSTA A VIAGEM?

O valor é R$ 2,50 variável pela distância percorrida.  Como ele é flexível e será calculado pela distância percorrida ao solicitar a viagem, o aplicativo fará o cálculo total do descolamento e informará o usuário. Mas, em viagens de até 5 km, o valor a ser pago poderá ser aproximadamente 30% mais barato que nas viagens pelos aplicativos de transporte individuais.

COMO PODE SER FEITO O PAGAMENTO?

Por cartão de crédito cadastrado no APP ou em dinheiro. O pagamento em cartão de débito NÃO será aceito nesta fase de teste.

SERÁ ACEITO O CARTÃO FÁCIL?

Não. Somente pagamento em dinheiro e com cartão de crédito cadastrado no aplicativo CITYBUS 2.0.

HORÁRIO E DIAS DE FUNCIONAMENTO

O CITYBUS 2.0 vai funcionar nesta fase de teste de segunda-feira a sábado das 6 às 23 horas.

COMO FUNCIONARÁ O PONTO VIRTUAL?

É um local indicado pelo aplicativo CITYBUS 2.0 que estará o mais próximo do solicitante. Não será necessariamente um ponto de ônibus, mas sim, um local seguro para que o mini ônibus possa parar para o embarque e desembarque da viagem. Por ser um transporte coletivo, o usuário deverá se deslocar poucos metros até o ponto virtual definido pelo APP para facilitar as rotas dos passageiros e a segurança do embarque.

ONDE OS MINIÔNIBUS VÃO PARAR?

Os miniônibus vão parar nos pontos virtuais identificados pela plataforma que foram previamente cadastrados. Os locais são definidos de acordo com a segurança e a permissão para parada de embarque e desembarque em locais permitidos pelas Leis de trânsito. Geralmente, os veículos irão parar em esquinas ou pontas de quadras.

ÁREAS RESTRITAS PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE

Alguns locais na cidade foram mapeados pelos técnicos da HP Transportes como áreas restritas para embarque e desembarque como, por exemplo, a Avenida Marginal Botafogo e as ruas fechadas, conhecidas como vielas, do Setor Sul. Outros pontos continuam sendo mapeados pelos técnicos da empresa e serão informados pela plataforma no momento da chamada.

PORTA AUTOMÁTICA

A porta de todos os miniônibus é automática e com sistema antiesmagamento. O motorista terá um dispositivo próximo a ele que permitirá abrir ou fechar a porta com um único acionamento.

COMO O APLICATIVO VAI LEVAR VÁRIAS PESSOAS PARA LOCAIS DIFERENTES?

Isso será possível com o uso da tecnologia e por meio dos algoritmos do APP que vão ajustar a rota com os destinos dos passageiros para que a viagem seja o mais rápida possível.

POSSO CANCELAR A VIAGEM?

Sim. Até 3 minutos após confirmar a viagem, o cancelamento é gratuito. Após esse tempo, o usuário pagará uma pequena taxa de desistência, afinal de contas, o veículo já estará se deslocando para o seu encontro. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no aplicativo CITYBUS 2.0 e nas redes sociais do CITYBUSBR.

POSSO CHAMAR O CITYBUS PARA VIAGENS EM GRUPO?

Sim. Ao acessar o aplicativo, ele perguntará quantas pessoas viajarão com você.

ONDE O CITY BUS 2.0 ESTARÁ DISPONÍVEL?

Nesta fase de testes, ele estará disponível no Centro Expandido de Goiânia que compreende 11 bairros como os Setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto.

O CITY BUS 2.0 PODERÁ IR PARA OUTRAS REGIÕES?

Sim. Desde que aprovado em sua fase de testes, a HP Transportes tem condições de ampliar o serviço de acordo com a demanda.

QUAL É O PÚBLICO-ALVO DO CITY BUS 2.0?

Todo cidadão que precisar se deslocar em pequenas distâncias e quiser conforto, agilidade e segurança.

O CITY BUS 2.0 É SEGURO?

A HP Transportes desenvolveu este serviço de transporte complementar tendo como uma das bases, a segurança para o usuário. Os motoristas são submetidos a uma rigorosa seleção para serem admitidos. Depois, passam por treinamento com o veículo e com o aplicativo. Nesta primeira fase, foram mais de 30 dias de treinamento. Tanto o motorista quanto o usuário serão identificados pela plataforma e os veículos são rastreados e monitorados pela central de controle da empresa. Os miniônibus são fiscalizados pelo governo, já que a empresa é concessionária do serviço de transporte público e responsável por manutenções regulares.

PORQUE GOIÂNIA FOI ESCOLHIDA PARA IMPLANTAR ESTE SERVIÇO?

A HP Transportes é uma empresa goiana e sempre foi inovadora. A nossa cidade foi a primeira a ter bilhetagem eletrônica, saiu à frente com a integração das linhas nos Terminais de ônibus e agora, depois de uma jornada de inovação que durou mais de 2 anos, apresenta o CITYBUS 2.0.

QUANTO CUSTOU PARA IMPLANTAR O NOVO CITYBUS 2.0?

Desde o início das pesquisas, há dois anos, a implantação do núcleo de inovação dentro da HP Transportes com suporte e parceria da GYNTec, até a compra dos 15 mini ônibus (14 em operação e 1 de reserva), formam investidos mais de R$ 5 milhões.

COM A CHEGADA DO CITYBUS 2.0, O CITYBUS 1.0 VAI ACABAR?

Não. O City Bus 2.0 veio para atender a uma necessidade de mobilidade em curta distância identificada nas pesquisas feitas pela HP Transportes. O novo serviço contempla rotas e horários flexíveis, do jeito do usuário, diferentemente do CITY BUS 1.0, que circula por rotas e pontos fixos.

COMO SÃO OS MINIÔNIBUS?

Os veículos dispõem de 14 lugares confortáveis com bancos de couro, ar condicionado, cinto de segurança e porta automática com sistema antiesmagamento. Eles são menores para terem mais agilidade nas ruas e no trânsito da cidade, já que não têm linhas fixas, o trajeto será definido pelo aplicativo.

OS MINIÔNIBUS SERÃO ACESSÍVEIS?

Nesta fase de testes, os miniônibus não serão acessíveis. Mas pessoas com pequenas limitações, que consigam subir um pequeno degrau, podem fazer uso do serviço.

COMO PODEREMOS AVALIAR O SERVIÇO?

A avaliação do usuário é muito importante para a HP. Somente com ela a empresa poderá aprimorar o serviço e resolver os problemas que podem aparecer nesta fase de teste. O usuário pode fazer essa avaliação pelo próprio aplicativo ao final da viagem ou pelas redes sociais do CITYBUSBR no Facebook, Instagram e Twitter.

JÁ ESTÁ PREVISTA A EXPANSÃO DO SERVIÇO?

Ainda não. A HP Transportes inicia dia 11 de fevereiro a fase de teste do CITYBUS 2.0. Havendo aceitação da população e demanda pelo serviço, a expansão será avaliada junto à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e à RedeMob. No site do CITYBUSBR.COM, o usuário poderá responder a uma enquete indicando qual bairro gostaria que tivesse o serviço. Participe e nos ajude a entender a necessidade do usuário e da cidade.

COMO SERÁ FEITO O CONTATO COM O USUÁRIO

A HP quer estabelecer contato com os usuários para saber da experiência das suas viagens, identificar oportunidades de melhorias e customizar o serviço para atender a expectativa de seus consumidores. Por isso, dê a sua opinião pelo APP e pelas redes sociais do CITYBUSBR no Facebook, Instagram e Twitter. Faça sua opinião ou crítica. Pois todas serão respondidas. Ajude a HP a melhorar o CITYBUS 2.0.

PASSO A PASSO, COMO USAR O APLICATIVO CITYBUS 2.0:

- Baixe o aplicativo CITYBUS 2.0 na sua loja de celular;
- Faça o cadastro;
- Registre o seu celular com o código enviado;
- Cadastre o cartão de crédito ou selecione pagar em dinheiro;
- Aceite as condições de uso e segurança;
- Defina o número de passageiros;
- Defina o local de embarque;
- Defina o local de desembarque;
- O valor da viagem vai aparecer para confirmação da viagem;
- Aprove a viagem;
- Verifique o local de embarque indicado na plataforma e acompanhe a chegada do veículo.