PUBLI PREFEITURA DE GOIÂNIA
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2019
Facebook Twitter Instagram

CIDADES

DOAÇÃO DE SANGUE

Campanha incentiva doação de sangue durante alistamento militar

Unidade móvel do Hemocentro estará no Comando de Operações Especiais do Exército para coletar sangue dos jovens

06/02/2019 às 20h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com a campanha “Doar sangue é um exercício de cidadania”, o Hemocentro e o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (COpEsp) pretendem incentivar a doação de sangue entre os jovens que irão se apresentar para o alistamento militar. A unidade móvel do Hemocentro estará no COpEsp, localizado no Jardim Guanabara, até o dia 15 de fevereiro, das 8h às 17h, recebendo as doações. A estimativa é que cerca de 800 jovens passem pelo local no período e que 50% deles sejam potenciais doadores.

“Doar sangue é, literalmente, doar amor, doar vida. Precisamos despertar nas pessoas esta consciência que vai além da rotina diária, estimular atos de amor, ações que evidenciam compaixão, criar em Goiás, no Brasil, e no mundo uma grande corrente do bem. Gente cuidando de gente”, destaca o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

O chefe do posto médico da guarnição, major Rodrigo Paz, explicou que uma das missões do Exército é conscientizar as pessoas sobre esse tipo de campanha. “Isso é muito importante para mostrar cidadania para os inscritos, que são pessoas civis, mas estão tendo o primeiro contato com as Forças Armadas, em especial o Exército”, disse.

“Nem todos estarão servindo, mas passarão por aqui e levarão um pouco de cidadania”, explicou ainda, acrescentando que é uma oportunidade para o jovem realizar sua primeira doação. “Muitas vezes, o jovem nunca teve a oportunidade de doar, nunca foi incentivado, e então aqui é o momento dele ver que pode fazer isso outras vezes no futuro”, complementou o major.

Transfusão sanguínea

Segundo dados do Ministério da Saúde, 3,3 milhões de pessoas doaram sangue no País, em 2017, e aproximadamente 2,8 milhões realizaram transfusão sanguínea. Do total de doadores, 60% são homens, sendo o maior índice entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, o que representa 42% dos doadores.

“O objetivo das campanhas sempre são mobilizar a sociedade e ampliar o número de doadores, e nada como começar com o jovem, incentivando nele a doação, com a possibilidade de fidelizá-lo como doador futuro, já que a doação pode ocorrer até os 69 anos, quando a pessoa já realizou a primeira antes dos 60”, explicou a assessora técnica do Hemocentro, Denyse Goulart.

 Quem pode doar?

- Pessoas em boas condições de saúde;
- Quem tem entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
- Pessoas com peso mínimo de 50 kg;
- Quem dormiu pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Pessoas alimentadas (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

SERVIÇO

Assunto: Abertura da campanha que incentiva doação de sangue durante alistamento militar

Data: Quinta-feira, 7 de fevereiro
Horário: Às 10h
Local: Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro
Endereço: Avenida Contorno, s/n - Jardim Guanabara, Goiânia - GO