Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 02/07/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

GOIÁS

Caiado acompanha encerramentos das Cavalhadas de Corumbá

O governador Ronaldo Caiado foi até o Campo Rei Hastimphilo, no Bairro da Torre, para acompanhar o evento, relembrou a história de décadas que tem com a cidade e ressaltou a importância de valorizar a cultura goiana

11/09/2023 às 15h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A edição de 2023 das tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, realizadas há 176 anos, chegou ao fim no último sábado (9), tendo como ponto alto a encenação da batalha entre mouros e cristãos, representação artística icônica do festejo.

O governador Ronaldo Caiado foi até o Campo Rei Hastimphilo, no Bairro da Torre, para acompanhar o evento, relembrou a história de décadas que tem com a cidade e ressaltou a importância de valorizar a cultura goiana.

“Desde que entramos no governo, buscamos resgatar toda nossa parte histórica, a nossa cultura. Aqui, as estruturas eram todas amarradas com arame, com folha de coqueiro por cima, não tinha sanitário, não tinha sequer grama. Hoje, é só olhar a maneira como estão as arquibancadas, os camarotes muito bem arrumados, compatíveis com quem vem para esse evento”, contou o chefe do Executivo.

Além de Corumbá de Goiás, outras 14 cidades do estado integram o Circuito das Cavalhadas: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Cidade de Goiás, Crixás, Posse, Jaraguá, Niquelândia e Silvânia.

O governo investiu R$ 3 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, para a divulgação e promoção do evento, bem como do turismo e da economia nestes municípios.

A titular da Secult, Yara Nunes, constatou que o Circuito de 2023 foi o maior que o estado teve nos últimos anos.

“Por todas as cidades que passamos, foi possível perceber que a população estava sedenta pela festa, tão importante para a cultura e as tradições de Goiás. As pessoas engajadas, os municípios muito cheios, com muitos turistas. Mostramos que, além de ser uma festa tradicional, ela pode gerar emprego e renda”, explicou a gestora.