Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

GOIÁS

Após Paraná, Goiás também retira livro “O Avesso da Pele” das escolas estaduais

A pasta afirmou que fará a leitura e análise para decidir se vai ou não distribuir o livro novamente

11/03/2024 às 08h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Secretaria de Educação de Goiás decidiu recolher "O Avesso da Pele" para analisar se a obra é adequada para a proposta pedagógica da rede pública do estado. A decisão ocorre após uma diretora de uma escola no Rio Grande do Sul criticar o livro nas redes sociais, gerando polêmica. A mesma decisão foi tomada também pelo governo do Paraná.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, o recolhimento tem a finalidade de analisar o livro “quanto ao atendimento da proposta pedagógica da rede pública estadual de ensino” e, assim, decidir se o material “poderá ou não ser distribuído”.

A pasta afirmou que fará a leitura e análise para decidir se vai ou não distribuir o livro novamente. "O objetivo é assegurar que a obra literária que chegue à escola possa efetivamente contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes com base no currículo estadual", afirma em nota.

O livro, do professor e escritor Jeferson Tenório, chegou às escolas após ser aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2022, e passou a ser utilizado no ano passado com alunos do ensino médio, que têm idades entre 14 e 17 anos.

Jeferson Tenório afirmou em suas redes sociais que a ação é uma atitude inconstitucional e fere um dos pilares da democracia que é o direito à cultura e à educação. “São atos violentos e que remontam dias sombrios do regime militar […] Não vamos aceitar qualquer tipo de censura”, disse.